Cidadão

Encontro debate políticas para animais abandonados

Professor Alexandre Biondo veio à Londrina para troca de experiências sobre o assunto e para ministrar a palestra “Manejo e proteção animal”

Professor Alexandre Biondo veio à Londrina para troca de experiências sobre o assunto e para ministrar a palestra “Manejo e proteção animal”O Conselho Regional de Medicina Veterinária, com apoio da Prefeitura, promoveu ontem (4) um encontro entre profissionais da área e membros da Comissão de Políticas Públicas para Animais Abandonados de Londrina com o diretor da Rede de Proteção Animal de Curitiba, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba e professor da Universidade Federal do Paraná, Alexandre Biondo. A reunião foi no auditório da Caapsml, que fica na Avenida Duque de Caxias, 333.

Inicialmente foi promovida a palestra “Manejo e proteção animal”, seguida de um debate sobre as intervenções possíveis no combate ao abandono de animais. De acordo com o coordenador da Comissão de Políticas Públicas para Animais Abandonados de Londrina, Alessandro Caseri, o encontro serviu para que houvesse uma troca de experiências entre os profissionais, onde cada um demonstrou o que é feito no sentido de melhorar a questão das políticas públicas para animais abandonados em sua cidade.

Professor Alexandre Biondo veio à Londrina para troca de experiências sobre o assunto e para ministrar a palestra “Manejo e proteção animal”Caseri explicou que a Comissão tem planejado ações e já elaborou um documento com ideias para ser levado ao conhecimento do prefeito. “A situação de abandono é muito complexa, todos os municípios enfrentam esse problema. A demanda é para já, enquanto as soluções levam tempo. O problema passa por várias áreas, não é só a parte veterinária, como a castração, mas é preciso também um trabalho de educação, por exemplo, junto às crianças menores para que elas venham desenvolvendo a cultura da guarda responsável desde cedo.”

Entre as ações propostas está a criação de Unidades de Saúde Animal e firmamento de convênios com clínicas veterinárias. Caseri também informou que a Comissão tomará por base um estudo feito pela professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Patrícia Mendes, que levantou dados estatísticos de duas regiões de Londrina em relação ao abandono de animais, e que vai ajudar a mapear a situação da cidade de forma mais profunda. O estudo será ampliado para todas as regiões com a ajuda de acadêmicos dos cursos de veterinárias das instituições de ensino superior de Londrina.

A Comissão de Políticas Públicas para Animais Abandonados se reúne desde abril e foi formalizada por meio de publicação de decreto no Jornal Oficial do Município em maio. Ela é formada por membros do poder público, das instituições de ensino superior, de Ongs e da sociedade civil.
Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos