Cidadão

Filme sobre cultura londrinense estreia no SESC

 

“Retalhos do chão, do corpo e do céu” será exibido em dois finais de semana; entrada é gratuita

“Retalhos do chão, do corpo e do céuNa próxima sexta-feira (7), estreia o filme “Retalhos do chão, do corpo e do céu”. O filme, que tem como tema central a cultura londrinense, será exibido em dois finais de semana no espaço do Sesc Londrina, localizado na rua Fernando de Noronha, 264. Além do dia 7, o filme também será apresentado nos dias 8 e 9 e nos dias 14, 15 e 16 de junho, sempre às 20h, com entrada gratuita. Na estreia, os músicos Egydio da Silva e o Violeiro João, que participam do filme, vão tocar e cantar juntos.

Segundo o diretor do filme, Luis Henrique Mioto, o documentário poético longa-metragem “Retalhos do chão, do corpo e do céu” mostra a cultura popular da cidade de Londrina, ressaltando a vida cotidiana dos moradores, inclusive com a participação de vários ícones da cultura popular como elenco. ”Foi um trabalho transformador porque eu entrei em contato com pessoas humildes, que me mostraram que coisas simples do dia-a-dia podem ser maravilhosas”, afirmou.

O diretor explicou que a obra é um dos resultados do projeto “Roda Memória”, organizado e realizado durante o ano de 2012 e começo de 2013, pela Vila Cultural AlmA Brasil e pelo cineclube Ahoramágica, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic) e do Ministério da Cultura por meio do Prêmio Pontos de Memóriia.

O “Roda Memória” é um projeto desenvolvido junto ao espaço da AlmA e que, desde 2007, promove o registro e a circulação de histórias de vida em Londrina através de cursos gratuitos de criação cinematográfica e filmagens da memória local feitos pelos próprios participantes dos cursos. “O roteiro desse filme foi feito junto com os alunos de uma maneira simples e espontânea”, destacou o diretor.
“Retalhos do chão, do corpo e do céu” é dos mesmos realizadores do documentário “Saga Cidade”, longa-metragem lançado em 2012, que também destacou a memória dos moradores de Londrina e que em suas exibições chamou imenso número de londrinenses para o cinema.

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos