Prefeitura realiza palestra sobre violência contra idosos
Os profissionais que trabalham com idosos fazem parte do público-alvo do encontro; palestra oferecerá troca de experiências entre São Paulo e Londrina
A fim de marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Londrina realizará nesta sexta-feira (14), às 14h, a palestra “Vamos romper o pacto do silêncio”, com a delegada titular da delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Marli Maurício Tavares. O debate será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, localizado na rua Governador Parigot de Souza, 311, ao lado do Fórum Eleitoral.
Espera-se para o encontro cerca de 150 pessoas. Aqueles que desejarem participar ainda podem se inscrever pessoalmente na Secretaria do Idoso, localizada no prédio da Prefeitura, avenida Duque de Caxias, 635, ou pelos telefones (43) 3372-4502 ou (43) 3372-4046. Caso sobrem vagas, no local do evento também serão aceitas as inscrições. O público-alvo da palestra são pessoas que trabalham diretamente no atendimento aos idosos.
Durante a conversa, os representantes da Secretaria Municipal do Idoso apresentarão os resultados de um trabalho de conscientização sobre a importância dos cuidados com a forma de tratamento às pessoas idosas. A experiência está sendo desenvolvida junto às crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os participantes apresentarão cartazes, textos e peças de teatro retratando o que aprenderam.
Em 2012, foram atendidos, em média, 900 casos, novos e reincidentes, relacionados aos vários tipos de violência contra o idoso em Londrina. A ministrante é uma das delegadas titulares da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, Município que conta com oito delegacias de Proteção ao Idoso, e trará as experiências realizadas na maior cidade do país.
Dia 15 de junho
O dia 15 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, em 2006. O objetivo da criação da data é a busca de uma consciência mundial sobre a existência da violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de não aceitá-la como algo naturalizado na sociedade.
foto: Luiz Jacobs