Cidadão

Saúde divulga números da primeira semana de funcionamento da UPA

 

A média de atendimento foi de 220 pacientes por dia; para ser atendido basta levar os documentos costumeiros e a carteirinha do SUS

A média de atendimento foi de 220 pacientes por dia; para ser atendido basta levar os documentos costumeiros e a carteirinha do SUSA Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região oeste completou uma semana de funcionamento ontem (17). Nos primeiros dias foi realizado no local um atendimento médio de 220 pacientes diariamente. O local funciona 24 horas e fica no Jardim Sabará, na avenida Arthur Thomas, 2.390.

A gerente da UPA, Claudinéia Gonçalves, contou que tem recebido elogios da população que procurou a Unidade. “Muitos elogiaram as instalações, a qualidade no atendimento, equipamentos e o acolhimento com o qual nossos profissionais recebem os pacientes. Os usuários têm gostado bastante da UPA.”Claudinéia Gonçalves avaliou os primeiros dias de forma positiva. “Nós atendemos todas as ocorrências. Nossas equipes trabalham sempre buscando um atendimento rápido e da melhor forma possível. Às vezes a fila fica grande, pois muitos têm nos procurado para casos que podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Aqui a prioridade é a urgência e emergência. Mesmo assim o tempo de espera tem sido igual ao da rede privada, cerca de duas horas no máximo.”

O secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, ressaltou que a UPA colabora também para que outros serviços de saúde não sejam sobrecarregados. “Essa média de 220 pacientes que a UPA recebeu na primeira semana, são 220 pacientes que não lotaram as UBS e o Pronto Atendimento Municipal. São resultados muito positivos.”Souza lembrou que a equipe médica vai receber novos profissionais. “Ainda teremos mais médicos no atendimento, não só na UPA como no Samu. Eles já foram aprovados em concurso, se apresentaram e estão em fase final de contratação, realizando os exames médicos. Temos também um concurso que vamos realizar. A equipe vai ganhar mais funcionários.”

A média de atendimento foi de 220 pacientes por dia; para ser atendido basta levar os documentos costumeiros e a carteirinha do SUSO secretário de Saúde acredita que a procura de atendimento na UPA irá aumentar. “Devagar nós vamos orientar a população sobre os serviços oferecidos na UPA. Com certeza atingiremos toda a potencialidade da Unidade. O cidadão ainda está conhecendo a UPA, não se acostumou com a ideia do novo centro de atendimento. Com certeza receberemos mais pacientes em breve.”
Estrutura

A UPA tem capacidade de atendimento de 300 pacientes por dia e conta com cinco consultórios, uma sala de emergência com quatro leitos, 16 leitos de observação, uma sala de medicação com mais 16 leitos e a uma equipe de enfermagem e atendimento completo. A equipe médica é composta por 17 médicos clínico-gerais e sete ortopedistas. São quatro médicos por turno, o que possibilita até nove mil atendimentos mensais.

O procedimento de atendimento da UPA é o mesmo adotado no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Basta chegar e apresentar a documentação costumeira, carteira de identidade, CPF e a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente fará o cadastro e será atendido.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos