Londrina sedia etapa regional de congresso sobre cidades digitais
É a segunda etapa do evento que tem o objetivo de reunir informações para o I Congresso Paranaense de Cidades Digitais
A Rede Cidade Digital em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), promovem no dia 27 de junho em Londrina uma etapa de preparação para o I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, a ser realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Curitiba.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.congresso.redecidadedigital.com.br. O encontro será no Centro de Treinamento da Sercomtel, que fica na Rua Fernão de Magalhães, 383, na Cervejaria, a partir das 8h30.
A programação da etapa londrinense contará com o painel “Políticas Públicas de Cidades Digitais”, com as iniciativas de Londrina, apresentadas pelo secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, e as iniciativas do Governo Federal, apresentadas pela Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia acredita que eventos como este incentivam e aceleraram o processo de digitalização das cidades da região, acrescentando que Londrina tem experiências interessantes e está inserida no contexto de cidades digitais há algum tempo. Pelisson comemorou a realização do evento na cidade, ressaltando que existe muito para ser desenvolvido a partir da troca de experiência.
A intenção o evento é promover debates sobre as cidades digitais, com esclarecimentos sobre quais são suas características, desafios, os modelos praticados atualmente e quais são as competências dos governos e da iniciativa privada na construção de ambientes digitais que contribuam para o desenvolvimento das pessoas e das localidades, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
São esperados representantes de municípios da região norte do Paraná como Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul e Porecatu, além de convidados de outros estados. Ainda serão realizadas outras três rodadas preparatórias para o Congresso, que contemplarão as cidades de Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.
Além da Prefeitura de Londrina, Sercomtel e Câmara Municipal , apoiam o evento a Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e entidades administrativas da região: Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).