Destaques

Distrito da Warta recebeu milhares de pessoas em sua primeira festa rural

Evento realizado no sábado (11) e domingo (12) reuniu cerca de 4 mil pessoas; próxima festa rural será em Irerê, nos dias 13 e 14 de maio

O último fim de semana foi de muita alegria e celebração na Warta, com a realização da 1ª Festa Rural do Distrito. O evento, realizado no sábado (11) e domingo (12), reuniu cerca de 4 mil pessoas que foram prestigiar as atrações musicais, barracas com comidas típicas e produtos artesanais, além de um almoço especial na sede da Paróquia Santo Antônio e várias outras atrações. Dentre os visitantes, estiveram o prefeito Marcelo Belinati e o vice-prefeito João Mendonça, além de integrantes do secretariado municipal.

Foto: Cultura/Divulgação

A 1ª Festa Rural do Distrito da Warta faz parte do projeto “Festa É Cultura”, desenvolvido pela Associação de Arte e Cultura de Londrina (CORRE). O projeto tem patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). E este foi o primeiro de uma série de eventos rurais, sendo o próximo no distrito de Irerê, nos dias 13 e 14 de maio. Na sequência, vem a festa de Maravilha, em 10 e 11 de junho.

Segundo a coordenadora-geral do CORRE, Rose Andreia Castanho, a 1ª Festa Rural do Distrito da Warta superou as expectativas dos organizadores. “Nossa previsão era de 2.500 pessoas, por se tratar de algo novo, e o público acabou superando. A programação cultural foi muito legal, muitas pessoas vieram elogiar e agradecer. Os artistas locais que se apresentaram tinham muita qualidade e diversidade; e nossa avaliação é muito positiva em todos os aspectos, tanto na participação do público quanto no envolvimento da comunidade”, comentou.

Durante o evento, próprios moradores da região puderam comercializar alimentos, itens de decoração, acessórios e outras produções artesanais. No domingo (12), foi realizado um almoço na sede da paróquia, e os valores arrecadados serão destinados para a manutenção da igreja. O balanço do montante comercializado ainda está sendo calculado pelos organizadores, mas os dados preliminares indicam que o evento também foi um sucesso de vendas. “Os moradores da Warta, com suas barracas, se empenharam bastante e fizeram um atendimento muito bom aos visitantes. Ainda não temos o valor médio obtido, mas as barracas de alimentos, que incluíam venda de lanches, salgados, torremos e outros itens, praticamente zeraram os estoques antes do encerramento da festa”, comentou a coordenadora.

Foto: Cultura/Divulgação

Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, que participou da abertura do evento, a Festa da Warta marcou a retomada a retomada das festas rurais de Londrina. “Essas festas são uma tradição muito arraigada nas vida das comunidades dos distritos e que vem desde os anos 60, como extensão das festas de paróquia. Elas tiveram seu auge nos anos 2000 e depois, começaram a regredir nos anos 2010, até serem encerradas. Quando o prefeito Marcelo Belinati me convidou para ser secretário de Cultura, a primeira coisa que ele me pediu foi que a gente retomasse as festas rurais, pois ele sabe o impacto que elas têm para a comunidade”, comentou.

Pellegrini complementou que a tradição das festas rurais vai além do patrimônio imaterial, ainda que recupere e fortaleça a cultura e memória de cada comunidade dos distritos londrinenses. “As festas mobilizam os distritos e geram renda nos mais diversos setores, seja pela alimentação ou artesanato. E através do Promic foi possível financiar, após a pandemia, essas três festas. Mas no edital que pretendemos lançar em breve chamaremos mais duas festas ainda esse ano e, para o ano que vem, nosso objetivo é realizar as festas em todos os distritos”, antecipou.

Foto: Cultura/Divulgação

O secretário municipal de Cultura afirmou também que o formato dos eventos foi adaptado de forma a atrair o público dos distritos e, também, os moradores da área urbana. “O que fica de lição fundamental dessa Festa da Warta é o amor profundo que o londrinense tem pela terra. Todo londrinense carrega um pedacinho de terra vermelha na alma, e com a festa rural a gente se reencontra com a igreja matriz, com as famílias numerosas que levam as crianças para passear, com o almoço delicioso nos salões paroquiais, e com esse hábito saudável do londrinense de circular, aos finais de semana, pelos distritos da cidade”, completou.

Outro secretário municipal que esteve na Warta para conferir o evento foi o de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino. Ele reforçou que a realização das festas rurais é um pedido do prefeito, e que a primeira edição foi um grande sucesso graças à parceria da comunidade e do trabalho em conjunto do poder público. “É importante destacarmos as secretarias que atuam nesse projeto da volta das festas rurais. Temos a Cultura, pelo patrocínio do Promic, e também a CMTU, Londrina Iluminação, Obras e Pavimentação. Juntamente com a Agricultura, todas estão envolvidas nesse projeto. Juntas, dão manutenção aos distritos, fazem a pintura viária, roçagem, revitalização das praças e dos parques infantis, cuidam da iluminação pública, entre outros pontos. Todos nesse projeto deixam o ambiente muito mais agradável para os moradores e para os visitantes, que vêm curtir um momento de lazer com seus familiares. E destaco também o coordenador distrital da Warta, Leonilso Jaqueta, que abraçou esse projeto e foi fundamental na organização, do início ao fim”, frisou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos