Conselho Municipal de Cultura de Paz recebe palestra do economista Dácio Villar
Encontro é aberto ao público e visa debater o "Envelhecimento, Etarismo e Diálogo Intergeracional"

Nesta quarta-feira (29), das 10h às 12h, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) vai receber o economista e coordenador do Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento (Cefe), Dácio Villar, que já foi presidente do Conselho Municipal do Direitos da Pessoa Idosa de Londrina. O encontro será no Centro Pastoral Dom Bosco, que fica na Rua Dom Bosco, 145. A atividade é uma promoção do Compaz e do Grupo de Diálogo Intergeracional GDI.GE.

Durante a palestra, Villar falará sobre o tema “Envelhecimento, Etarismo e Diálogo Intergeracional”. Na sequência, os ouvintes poderão fazer reflexões sobre o assunto e perguntas ao palestrante. Segundo Villar, a ideia é conversar sobre a mudança que está ocorrendo na sociedade com a longevidade populacional e a interação entre os jovens e os idosos, de forma harmônica, saudável e em paz. “Nesse século, nós atravessamos uma fronteira muito importante do envelhecimento. Atingindo um envelhecimento bastante significativo; uma expectativa de vida acima dos 77 anos, caminhando para os 80 anos. Esse é o resultado dos nossos cuidados, mas isso tem alguns problemas, porque nem todo mundo envelhece da mesma forma. Infelizmente, algumas pessoas envelhecem com condições bem piores do que a nossa e isso faz com que a gente passe a tomar muito mais cuidado, a conhecer melhor esses casos e esse tipo de doença, que pode nos afetar a qualquer momento. Nós precisamos prevenir desses problemas cuidando mais do corpo e da mente e por isso o Compaz e o Cefe tem muito a conversar”, explicou o palestrante.
Segundo os organizadores do evento, depois desse encontro mudará a forma com que acontecem as reuniões do Compaz. Isso porque, a partir do dia 12 de abril, das 10h às 11h, uma nova dinâmica será colocada em práticas nas reuniões do Compaz, em que serão chamadas pessoas de diversas idades, que já ocuparam algum cargo em conselhos, para falar ao público e participar das rodas de diálogo usando a metodologia da Justiça Restaurativa. Após essa dinâmica, das 11h em diante, acontecerás as tratativas administrativas referentes ao órgão deliberativo.
Sobre o projeto Cefe – O projeto é uma plataforma digital, que veicula diversos conteúdos via mídias sociais. A intenção é que as pessoas participem e contribuam com conteúdos, como postagens, blogs, live, vídeos, podcast, notícias e que façam perguntas e possam debater livremente. “O Cefe entendeu a proposta dos demógrafos que estamos em uma nova fase, que é a transição para a longevidade. Nós aprendemos que se todas as pessoas souberem cuidar de si, forem preservadas socialmente e tiverem atividades dignas e estimulantes, tendo uma mente de boa qualidade, nossa vida não será só o tempo que nós imaginávamos que ser humano viveria. Nós estamos partindo para uma longevidade. Estamos na direção de conhecer os recursos máximos da nossa estrutura e toda vida tem direito de alcançar essa longevidade”, acredita Villar.
Entre os vídeos do projeto disponíveis no canal do Youtube há sobre a destinação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (FMDI) e projetos ou entidades inscritos nele; sobre o grupo de estimulo à produção literária; pensamento e o envelhecimento; o tempo da longevidade; recursos do planeta; novas tecnologias e novas aventuras; a importância dos cuidados físicos e mentais; entre a ilusão e a realidade; o desequilíbrio etário e a inteligência humana, entre outros. Os interessados podem acompanhar todas as postagens acessando o canal @projetocefe no Youtube (https://www.youtube.com/@ProjetoCEFE).