Trânsito no entorno do Parque Ney Braga tem mudanças durante a ExpoLondrina
Alterações visam dar mais segurança e conforto aos visitantes; ações serão coordenadas pelo Setor de Trânsito da CMTU

A 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2025) começa nesta sexta-feira (4) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) já tem definido o esquema especial de tráfego para a região do Parque Ney Braga. O objetivo é dar mais segurança e comodidade para quem vai visitar o evento.
A operação conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e das polícias rodoviárias Federal e Estadual. Durante os dez dias da ExpoLondrina 2025 serão realizadas ações de orientação e fiscalização nas vias do entorno do parque. A Avenida Tiradentes, por exemplo, terá sua velocidade máxima reduzida de 70 km/h para 40 km/h, em tempo integral e nos dois sentidos, entre o viaduto da PUC e o viaduto da PR-445 (divisa com Cambé).

“Trata-se de um evento tradicional de Londrina e região que reúne meio milhão de pessoas, então, pedimos que as pessoas venham com calma e paciência, sempre seguindo a sinalização especial, e procurem deixar seus carros em locais seguros e corretos”, disse o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, que reuniu a Imprensa, na manhã desta terça-feira (1º), em frente ao Parque de Exposições para detalhar o funcionamento do esquema especial de trânsito, que segue, basicamente, os mesmos moldes dos anos anteriores.
As mudanças começam a valer já nesta sexta-feira (4), primeiro dia da ExpoLondrina, e vão até o encerramento do evento, no domingo 13 de abril. “É importante vir com muita calma e paciência até o recinto da Sociedade Rural. É natural, e quase todo mundo já sabe, que o trânsito fica mais lento nas proximidades do parque”, emenda Sambatti.

Confira os detalhes do esquema especial de trânsito para os dias da Exposição:
Centro / Parque Ney Braga – Vindo do centro de Londrina, sentido Cambé, o acesso ao Parque será pela Avenida Tiradentes (próximo da Companhia Cacique) através da Rua Esperanto, como ocorre todos os anos. De lá, o motorista deverá seguir pelas ruas Oswaldo Aranha, Estoril, Prata ou Avenida Ouro até a Rua Deputado Ardinal Ribas, que margeia a área do Parque Ney Braga. Deste ponto, o motorista converte à direita para acessar o estacionamento principal, que fica na Ardinal Ribas com a marginal da Tiradentes. Entretanto, se o estacionamento estiver lotado, os agentes de trânsito da CMTU vão inverter o sentido da Ardinal Ribas para direcionar o fluxo de veículos para o estacionamento secundário, sentido PR-445.
Cambé / Parque Ney Braga – Quem vem de Cambé e entra na BR-369 (Av. Tiradentes) poderá acessar o Parque de Exposições 70 metros à frente da passarela que cruza a pista, fazendo conversão à direita para o estacionamento principal, ou, a depender do movimento e conforme a orientação dos agentes, acessar a Rua Deputado Ardinal Ribas, seguindo pela lateral do parque sentido PR-445, até o próximo estacionamento.
PR-445 / Parque Ney Braga – Outro caminho para chegar ao Parque de Exposições é a PR-445. Neste caso, em especial nos horários de maior movimento, após às 18 horas, o motorista deve pegar a marginal da rodovia e acessar a Rua Londrina (que depois muda o nome para Ardinal Ribas), indo sentido Avenida Tiradentes, até a Rua Alumínio, onde deve fazer conversão à direita e, depois, à esquerda na Rua do Aço. De lá, tem que seguir até a Rua Prata e, à esquerda, até a Ardinal Ribas, de onde, à direita, pode acessar o estacionamento principal. Caso o estacionamento esteja lotado, todo o fluxo da Ardinal Ribas será invertido, e os agentes de trânsito vão orientar os motoristas que estiverem passando por ali a seguirem direto para o estacionamento secundário.
Retorno para casa – Ao final da visita à Exposição, o motorista não deverá encontrar quaisquer dificuldades para ir embora, pois deverá seguir o fluxo (ou pela via marginal da Tiradentes, sentido centro de Londrina, ou à PR-445, pela Rua Deputado Ardinal Ribas), uma vez que o contrafluxo de veículos costuma ser muito tranquilo e não ocorre em grande escala.
Transporte coletivo – Durante a Exposição, o transporte coletivo de Londrina também terá modificações para atender o maior número possível de usuários, e os veículos da Transportes Coletivos da Grande Londrina também estarão sujeitos às mudanças do tráfego na região.
Haverá novas linhas especiais para atender o fluxo de passageiros, que deverão embarcar e desembarcar bem em frente ao portão principal do Parque Ney Braga. Duas linhas, exclusivas, foram criadas com saídas e chegadas nos terminais Central, Oeste e Acapulco. Os horários e número de viagens foram definidos levando em conta a demanda de usuários aos sábados e domingos e durante a semana.
A linha 351 – Parador terá 54 viagens nos sábados e domingos saindo do Terminal Central e da Zona Oeste para o Ney Braga, quanto no sentido inverso. A linha começa a circular às 06h18 da manhã com a previsão para o último horário à 00h15.
Nos dias úteis, a linha 351 vai partir do Terminal Oeste para o Central – serão 67 viagens –, além de outras 59 viagens do Centro para a Expo e 49 direto do Terminal Oeste para o Ney Braga. Na volta, a linha vai comportar 49 viagens até o Terminal Oeste. A linha começará a circular às 05h35, com horários até à 00h10.
Outra linha que terá uma programação especial para a ExpoLondrina é a 908, com saídas e chegadas no Terminal Acapulco, na zona sul. Aos sábados e domingos serão 31 viagens, tanto na ida quanto na volta do Ney Braga, com horários entre às 11 horas e 00h38. Durante a semana, serão 12 viagens, com saídas a partir das 18h40 – o último horário será às 23h26 – e retornos a partir das 19h18, com o encerramento à 00h04.
Durante o período da Exposição, a linha 095 – Terminal Central – Terminal Acapulco/Vitória – terá um horário adicionado ao itinerário. Às 02h30, a linha sairá do Terminal Central, e às 3 horas retorna do Bairro Vitória para o Terminal Central.
A CMTU, por meio do setor de Transportes, informa que inclusive a quantidade de veículos pode aumentar, conforme a demanda. O número de veículos e viagens é programado, porém, caso haja uma maior procura serão acrescentados novos horários.