Destaques

Trânsito no entorno do Parque Ney Braga tem mudanças durante a ExpoLondrina

Alterações visam dar mais segurança e conforto aos visitantes; ações serão coordenadas pelo Setor de Trânsito da CMTU

A 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2025) começa nesta sexta-feira (4) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) já tem definido o esquema especial de tráfego para a região do Parque Ney Braga. O objetivo é dar mais segurança e comodidade para quem vai visitar o evento.

A operação conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e das polícias rodoviárias Federal e Estadual. Durante os dez dias da ExpoLondrina 2025 serão realizadas ações de orientação e fiscalização nas vias do entorno do parque. A Avenida Tiradentes, por exemplo, terá sua velocidade máxima reduzida de 70 km/h para 40 km/h, em tempo integral e nos dois sentidos, entre o viaduto da PUC e o viaduto da PR-445 (divisa com Cambé).

Rafael Sambatti: cuidado ao ir visitar a Expô

“Trata-se de um evento tradicional de Londrina e região que reúne meio milhão de pessoas, então, pedimos que as pessoas venham com calma e paciência, sempre seguindo a sinalização especial, e procurem deixar seus carros em locais seguros e corretos”, disse o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, que reuniu a Imprensa, na manhã desta terça-feira (1º), em frente ao Parque de Exposições para detalhar o funcionamento do esquema especial de trânsito, que segue, basicamente, os mesmos moldes dos anos anteriores.

As mudanças começam a valer já nesta sexta-feira (4), primeiro dia da ExpoLondrina, e vão até o encerramento do evento, no domingo 13 de abril. “É importante vir com muita calma e paciência até o recinto da Sociedade Rural. É natural, e quase todo mundo já sabe, que o trânsito fica mais lento nas proximidades do parque”, emenda Sambatti.

Esquema de tráfego já foi montado pela CMTU

Confira os detalhes do esquema especial de trânsito para os dias da Exposição:

Centro / Parque Ney Braga – Vindo do centro de Londrina, sentido Cambé, o acesso ao Parque será pela Avenida Tiradentes (próximo da Companhia Cacique) através da Rua Esperanto, como ocorre todos os anos. De lá, o motorista deverá seguir pelas ruas Oswaldo Aranha, Estoril, Prata ou Avenida Ouro até a Rua Deputado Ardinal Ribas, que margeia a área do Parque Ney Braga. Deste ponto, o motorista converte à direita para acessar o estacionamento principal, que fica na Ardinal Ribas com a marginal da Tiradentes. Entretanto, se o estacionamento estiver lotado, os agentes de trânsito da CMTU vão inverter o sentido da Ardinal Ribas para direcionar o fluxo de veículos para o estacionamento secundário, sentido PR-445.

Cambé / Parque Ney Braga – Quem vem de Cambé e entra na BR-369 (Av. Tiradentes) poderá acessar o Parque de Exposições 70 metros à frente da passarela que cruza a pista, fazendo conversão à direita para o estacionamento principal, ou, a depender do movimento e conforme a orientação dos agentes, acessar a Rua Deputado Ardinal Ribas, seguindo pela lateral do parque sentido PR-445, até o próximo estacionamento.

PR-445 / Parque Ney Braga – Outro caminho para chegar ao Parque de Exposições é a PR-445. Neste caso, em especial nos horários de maior movimento, após às 18 horas, o motorista deve pegar a marginal da rodovia e acessar a Rua Londrina (que depois muda o nome para Ardinal Ribas), indo sentido Avenida Tiradentes, até a Rua Alumínio, onde deve fazer conversão à direita e, depois, à esquerda na Rua do Aço. De lá, tem que seguir até a Rua Prata e, à esquerda, até a Ardinal Ribas, de onde, à direita, pode acessar o estacionamento principal. Caso o estacionamento esteja lotado, todo o fluxo da Ardinal Ribas será invertido, e os agentes de trânsito vão orientar os motoristas que estiverem passando por ali a seguirem direto para o estacionamento secundário.

Retorno para casa – Ao final da visita à Exposição, o motorista não deverá encontrar quaisquer dificuldades para ir embora, pois deverá seguir o fluxo (ou pela via marginal da Tiradentes, sentido centro de Londrina, ou à PR-445, pela Rua Deputado Ardinal Ribas), uma vez que o contrafluxo de veículos costuma ser muito tranquilo e não ocorre em grande escala.

Transporte coletivo – Durante a Exposição, o transporte coletivo de Londrina também terá modificações para atender o maior número possível de usuários, e os veículos da Transportes Coletivos da Grande Londrina também estarão sujeitos às mudanças do tráfego na região.

Haverá novas linhas especiais para atender o fluxo de passageiros, que deverão embarcar e desembarcar bem em frente ao portão principal do Parque Ney Braga. Duas linhas, exclusivas, foram criadas com saídas e chegadas nos terminais Central, Oeste e Acapulco. Os horários e número de viagens foram definidos levando em conta a demanda de usuários aos sábados e domingos e durante a semana.

A linha 351 – Parador terá 54 viagens nos sábados e domingos saindo do Terminal Central e da Zona Oeste para o Ney Braga, quanto no sentido inverso. A linha começa a circular às 06h18 da manhã com a previsão para o último horário à 00h15.

Nos dias úteis, a linha 351 vai partir do Terminal Oeste para o Central – serão 67 viagens –, além de outras 59 viagens do Centro para a Expo e 49 direto do Terminal Oeste para o Ney Braga. Na volta, a linha vai comportar 49 viagens até o Terminal Oeste. A linha começará a circular às 05h35, com horários até à 00h10.

Outra linha que terá uma programação especial para a ExpoLondrina é a 908, com saídas e chegadas no Terminal Acapulco, na zona sul. Aos sábados e domingos serão 31 viagens, tanto na ida quanto na volta do Ney Braga, com horários entre às 11 horas e 00h38. Durante a semana, serão 12 viagens, com saídas a partir das 18h40 – o último horário será às 23h26 – e retornos a partir das 19h18, com o encerramento à 00h04.

Durante o período da Exposição, a linha 095 – Terminal Central – Terminal Acapulco/Vitória – terá um horário adicionado ao itinerário. Às 02h30, a linha sairá do Terminal Central, e às 3 horas retorna do Bairro Vitória para o Terminal Central.

A CMTU, por meio do setor de Transportes, informa que inclusive a quantidade de veículos pode aumentar, conforme a demanda. O número de veículos e viagens é programado, porém, caso haja uma maior procura serão acrescentados novos horários.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr.

Jornalista. Assessoria de Comunicação da CMTU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos