“Literatura na Biblioteca” libera vídeos de palestras sobre livros do Vestibular da UEL
A lista organizada pelo projeto está disponível no Youtube e reúne os debates realizados ao longo do programa, realizados entre agosto e dezembro de 2022

A segunda fase do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será nos dias 2 e 3 de abril. Para que os candidatos às mais de 2.540 vagas disponíveis cheguem preparados na prova, o Programa Literatura na Biblioteca, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), liberou em seu canal no Youtube todo o conteúdo produzido ao longo dos encontros do projeto, realizados entre os meses de agosto e dezembro de 2022.
De acordo com o gestor social da Diretoria de Bibliotecas Públicas de Londrina, Eric de Mari, as dez palestras do Literatura na Biblioteca foram gravadas e transmitidas ao vivo pelo Youtube, o que contribuiu para a democratização da informação e do conhecimento. “Nosso objetivo sempre foi promover um espaço de transmissão do saber para os participantes, trazendo informações que não apenas falem sobre as obras literárias, mas que as contextualizem em seus momentos históricos, envolvendo suas questões sociais e políticas. Com as transmissões pela internet, pudemos atingir um número ainda maior de pessoas, com vídeos chegando a ter 200 visualizações. Além de democratizar, os vídeos também tornam o conhecimento acessível, disponível à mão de qualquer pessoa”, ponderou.
Organizado em uma playlist com sete vídeos, o conteúdo disponibilizado de maneira gratuita pelo projeto totaliza quase 10h de duração, incluindo integralmente os debates das seguintes obras: Contos Novos, de Mário de Andrade; Cartas Chilenas, de Tomás António Gonzaga; Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar; Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; Niketche – Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane; Melhores Poemas, de Fernando Pessoa e Torto Arado, de Itamar Vieira Junior.
De olho na próxima edição do Vestibular da UEL, o projeto já está se preparando para lançar uma nova série de encontros no segundo semestre deste ano. “Como a lista de livros solicitados para o vestibular de 2024 será a mesma deste ano, já estamos nos articulando com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UEL para que o projeto seja realizado nos próximos meses, seguindo esse formato híbrido. Queremos continuar contribuindo para que essas trocas de conhecimento com os vestibulandos se tornem cada vez mais ricas e proveitosas. E com as transmissões ao vivo e, posteriormente, as playlists com os conteúdos gravados, vamos fazer com que essas informações se tornem ainda mais acessíveis e, consequentemente, mais pessoas tenham a chance de conquistar uma vaga na universidade”, finalizou o gestor.
O projeto Literatura na Biblioteca é uma realização em conjunto pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, e o Programa de Pós-Graduação do curso de Letras da UEL. Desde 2017, o Projeto Literatura é realizado na Biblioteca Pública Municipal “Pedro Viriato Parigot de Souza” (Avenida. Rio de Janeiro, 413, Centro).
Confira o link para cada uma das obras do Vestibular 2023 da UEL:
- Contos Novos, de Mário de Andrade (com o Profº Drº Miguel Heitor Braga Vieira)
- Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga (com a Profª Drª Gisele Chiari)
- O Rei da Vela, de Oswald de Andrade – não disponível online
- Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar (com o Profº Me. Mateus Oliveira)
- Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (com a Profª. Drª Amanda C. Ferreira)
- Nicketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane (com a Profª Mª Gabriely M. Bertoni)
- Melhores Poemas, de Fernando Pessoa (com Felipe Frasson)
- Torto Arado, de Itamar Vieira Junior (com Gabriel Camilo)
- Chove Sobre a Minha Infância, de Miguel Sanches Neto – não disponível online
- O Seminarista, de Bernardo Guimarães – não disponível online
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina