Cidade

Assessoria Especial para Pessoa com Deficiência divulga ações

Durante o início do ano, pasta levantou as demandas da população e realizou ações integradas com demais Secretarias

A fim de tomar conhecimento sobre as principais demandas das pessoas com deficiência em Londrina, durante os primeiros 200 dias da atual gestão, a Assessoria Especial para Pessoas com Deficiência visitou e recolheu os pedidos das associações ligadas à área, participou de reuniões com os conselhos, de ações integradas com órgãos públicos e está em processo de debate para a assinatura do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência: Viver Sem Limite.

De acordo com o assessor especial Almir Escatambulo, a visita às entidades como Associação dos deficientes Físicos de Londrina (Adefil), Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região em Londrina (Adevilon), Associação Pais e Amigos Portadores de Síndrome Down (APS-Down), Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (ILITC) é importante porque traz à tona pontos específicos que precisam ser trabalhados pelo governo.

“Entre as principais demandas que recebemos estão melhorias de acessibilidade no transporte público e melhorias no atendimento na área da saúde. Com essas informações pretendemos intensificar o acompanhamento das fiscalizações com relação à acessibilidade em vias públicas e privadas, a fim de conscientizar a sociedade sobre os direitos e as potencialidades das pessoas com deficiência. A intenção também é criar um cadastro municipal de pessoas com deficiência para que seja possível elaborarmos as políticas públicas de acordo com as reais necessidades desse público. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Londrina existem 109 mil pessoas dificientes”, explicou o assessor especial.

Escatambulo também participou de reuniões com cinco Conselhos Municipais – dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dos Direitos da Criança e Adolescente, de Assistência Social, de Saúde e das Cidades – para englobar as necessidades específicas em todos os âmbitos da gestão governamental e tornar as ações multidisciplinares.

A assessoria participou de oficinas de rede de saúde, ações com as instituições governamentais e bancos como a Caixa Econômica Federal, iniciou o trabalho de fiscalização da condição das calçadas na cidade com apoio da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal do Ambiente. Participou da audiência para a criação do Programa de Gestão Compartilhada Ecometrópole, que visa implementar uma política ambiental na região metropolitana de Londrina atenta às necessidades das pessoas com deficiência, atendeu cerca de 20 pessoas que não fazem parte de entidades e iniciou o processo do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, que tem como intuito apresentar o “Plano Viver Sem Limite” para Londrina e região.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos