Secretaria de Assistência faz capacitação sobre proteção social
Evento será realizado amanhã (18) durante todo o dia. Promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social tem parceria do governo federal
Capacitar trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre proteção social básica. Essa é a finalidade da ação que será promovida em Londrina pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O tema do encontro é “O aspecto preventivo, protetivo e proativo na Proteção Social Básica: a busca da identidade dos serviços”. O evento será realizado nesta quinta-feira (18), das 8h30 às 17h30, no auditório da Paróquia São Vicente de Paulo, na avenida Madre Leônia Milito, 545.
A secretária municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica Oliveira, explicou que o trinômio prevenção, proteção e proatividade das ações, no enfrentamento das vulnerabilidades sociais e na prevenção dos riscos, constitui a essência do trabalho da proteção social básica. Por essa razão, ela destacou que cursos de capacitação nesta área são imprescindíveis para que a prestação dos serviços possa ser realizada com mais qualidade. “A capacitação visa qualificar nossas ações, num fazer ético e profissional, o que reflete nos atendimentos e intervenções realizados junto às famílias”, disse a secretária.
Para esta qualificação, duas representantes do governo federal irão conduzir as atividades. Primeiramente, a assessora especial do MDS, Luciana Jaccoud, irá apresentar o tema “Direitos Sociais: a articulação com a Política de Assistência Social na operacionalização dos direitos socioassistenciais”. Na sequência, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica do MDS, Léa Lucia Cecílio Braga, falará sobre a “Prevenção e Proteção no âmbito da Proteção Social Básica”.
Além dos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, irão participar profissionais dos serviços socioassistenciais não-governamentais, totalizando aproximadamente 150 pessoas. A secretaria programou realizar mais 3 ações de capacitação para este ano.
Foto: N.com