Prefeitura entrega celulares com botão do pânico para 58 Centros de Educação Infantil
Aparelhos foram entregues pela Secretaria Municipal de Educação para as unidades conveniadas terem acesso rápido e prático ao aplicativo 153 Cidadão
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), concluiu a entrega de celulares para todas as unidades escolares terem acesso ao botão do pânico, ferramenta do aplicativo 153 Cidadão. Nesta sexta-feira (14), 58 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados receberam os aparelhos smartphone, e se juntam às 88 escolas municipais e 32 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) conectados ao aplicativo.
Com essa medida, a Prefeitura pretende reforçar a segurança das unidades de ensino, e priorizando o atendimento desses espaços caso haja necessidade. O aplicativo 153 Cidadão da Guarda Municipal de Londrina armazena as informações do solicitante, e nas situações de urgência, viabiliza um atendimento mais ágil e efetivo.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que todas as instituições conveniadas receberam o celular, que ficará permanentemente na unidade, para que possam utilizar o 153 Cidadão e, se preciso, acionar o botão do pânico. “É um aplicativo que qualquer cidadão pode baixar para utilizar. A diferença é que as pessoas que são responsáveis por escolas têm uma autorização a mais, uma permissão a mais de uso, que é o botão de pânico”, citou.
Moraes complementou que, diante de uma ocorrência, o botão do pânico torna muito mais rápido o acionamento da Guarda Municipal. “Você pula a etapa de ligar na Central de Emergência, ter que explicar quem é você e ter que dar o endereço. Quando você clicar no botão do pânico, ele vai georreferenciar as viaturas próximas e todas vão para o local exato. Por isso a importância da ferramenta, de chegar muito rápido o socorro, e as pessoas que vão utilizar foram orientadas, para terem bastante noção de quando deve ser acionado”, acrescentou.
Dentre os gestores que receberam o smartphone nesta sexta-feira (14), a diretora do CEI Estrelinha, Jamile Pires Garcia Budny, afirmou que o aparelho será muito útil caso surja alguma necessidade. O CEI da região leste é conveniado ao Município, e atende 168 crianças com idade entre 2 e 5 anos. “É importante termos esses aparelhos com o aplicativo porque é um recurso de qualidade, que vem atender a essa necessidade imediata de ter um botão do pânico. Nesse momento, isso traz uma segurança que até então a gente não pensava em ter. São recursos que vêm garantir o atendimento imediato e noz trazem a tranquilidade de que a GM estará disponível em qualquer situação. Além disso, o celular é da unidade, ou seja, vai permanecer dentro do ambiente escolar, em todo tempo”, afirmou.