Economia Solidária completa oito anos
Atualmente, participam do programa 75 empreendimentos, sendo 62 formados e 13 em processo de formalização
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) preparou diversas atividades para comemorar os oito anos do Programa Municipal de Economia Solidária. Dentre as ações, começou hoje (8) e prosseguirá nesta sexta-feira (9) a Feira da Economia Solidária, no calçadão de Londrina, entre as ruas João Cândido e São Paulo.
De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica Oliveira, o objetivo das atividades comemorativas é disseminar a economia solidária com base na solidariedade, na cooperação e na autogestão, com o propósito de gerar trabalho e renda, além de promover a cidadania.
A secretária destacou que nesses oito anos, são perceptíveis os avanços no Programa de Economia Solidária, como a estruturação de tantos empreendimentos, a construção do Centro Público e a estruturação de locais de produção e comercialização, além da participação em feiras e outros espaços de comercialização.
“Existem muitos desafios ainda no que se refere à inclusão de pessoas, ampliação dos valores de fomento e acompanhamento dos empreendimentos, mas temos avanços significativos nesse tempo que merecem ser comemorados”, enfatizou Télcia Oliveira.
Segundo a gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência, Nelma Liberato, trata-se de uma ação em constante crescimento, que recebe investimentos do governo municipal e federal. “É importante que as pessoas conheçam os trabalhos que são comercializados no local e que os empreendedores participem das atividades do aniversário.”
Atualmente participam do programa 75 empreendimentos, sendo 62 formados e 13 em processo de formalização. Os que já atuam produzem e comercializam diversos produtos como, por exemplo, camisetas, artesanatos, tapetes, alimentos como geleias, licores e bolachas, entre outros. “A programação de aniversário é voltada para o aprimoramento das pessoas que participam do Programa de Economia Solidária”, destacou a gerente.
Na programação, a partir de segunda-feira (12), está prevista a realização de diversas oficinas, que serão realizadas no Centro Público de Economia Solidária, na avenida Rio de Janeiro, 1.278. A participação nas atividades é gratuita.
Programação das oficinas:
12 de agosto – “Uma tarde Solidária – Troca de Saberes”
13 de agosto – “Patch Apliqué” – Aplicação de tecidos
14 de agosto – “Ponto Cruz é uma Arte”
15 de agosto – “Brincos Ecológicos”
16 de agosto – “Fuxico – Arte em Retalhos”
19 de agosto – “Trocas Solidárias
22 de agosto – “Consumo Consciente e Responsável
26 a 30 de agosto – Capacitação em empreendedorismo
Foto: Ilustrativa