Capela Santa Helena reabre no próximo sábado
A revitalização foi realizada por voluntários orientados pela Secretaria de Cultura; a capela foi construída nos anos de 1950
Após processo de revitalização, a Capela Santa Helena terá uma missa de reabertura no próximo sábado (17), às 9h. A capela fica na Fazenda Santa Helena, na Estrada do Bule, Patrimônio Regina, zona rural de Londrina. Esta será a primeira oportunidade das pessoas participarem de uma missa no local totalmente revitalizado por voluntários orientados pela Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, é extremamente importante que se contribua para ações como essa. A secretaria foi parceira no projeto, porque existe um esforço de recuperar o patrimônio histórico da cidade. Para ela, muitas coisas ficam escondidas, mas através dessas iniciativas elas são vistas de outra forma, além de contribuir para que as pessoas tenham sua memória revivida.
A diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural de Londrina, Vanda de Moraes, disse que a capela foi construída nos anos de 1950, pelo pioneiro Olavo Godoy. E que o local tem grande importância para as pessoas, porque enquanto a capela estava fechada a secretaria recebeu informações e muitos pedidos para que a revitalização acontecesse e fosse reaberta.
A diretora disse ainda que a Secretaria de Cultura participou da revitalização orientando o trabalho de voluntários que se disponibilizaram a contribuir com a obra, além de entrar em contato com outras secretarias que pudessem participar.
Além disso, os voluntários também fizeram concerto de telhado, de rachaduras, limpeza do local, entre outras coisas. Agora, Vanda Moraes acredita que a visitação no local irá aumentar e muitas pessoas poderão apreciar a capela que faz parte da história da cidade.
A diretora contou que um grupo está organizando para que também no sábado, às 8h, seja realizada uma caminhada pela Estrada do Bule, saindo da Igreja do Distrito de do Patrimônio Regina até a Capela Santa Helena. São cerca de 5 km de uma linda paisagem incluindo a passagem pelo meio de uma pequena mata preservada.
Foto: Divulgação