Residencial Vista Bela recebe audiência pública
Participaram 250 pessoas que apresentaram suas dúvidas e demandas; novas audiências poderão ser realizadas em outros locais
Foi realizada ontem (15), no período da noite, no Residencial Vista Bela, uma audiência pública com a presença do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, e membros da equipe de governo. A ação foi no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), localizado na rua Anibal Balaroti, 110. Participaram 250 pessoas da comunidade.
Dos participantes, dez pessoas puderam apresentar dúvidas, críticas e demandas da região. As solicitações incluem melhorias no saneamento, saúde, educação, segurança e atividades culturais. Alguns questionaram o valor de luz, condomínio, assim como a qualidade das construções. Um dos pedidos foi a construção de um centro de referência sobre a mulher. Sobre isso, a secretária de Políticas para Mulheres, Sonia Medeiros, explicou que será construído na região um centro de ações integradas, com mais de mil metros quadrados.
Uma sugestão dada na audiência foi a colocação de placas nos terrenos com obras públicas comunicando o que será construído em cada local, como centros municipais de educação infantil, escola estadual e escolas municipais. Os locais já estão definidos e foram mostrados para a população por meio de um mapa apresentado.
A perspectiva é que outras audiências sejam realizadas na cidade, criando assim, uma proximidade maior entre a administração municipal e a população. O objetivo é conhecer melhor as demandas e apresentar o que está sendo feito na cidade. O prefeito Alexandre Kireeff destacou a importância de ouvir a população. “Desta forma podemos saber quais as prioridades da comunidade e viabilizar soluções para as demandas. Quando não for da nossa alçada, estaremos atuando junto aos responsáveis para que os problemas sejam sanados.”
Elaine Cristina Sidnei, moradora da região, considerou a iniciativa de grande importância. “A administração, vindo aqui, consegue saber quais são as vontades do povo, o que está faltando e assim pode ver o que deve ser feito em primeiro lugar,o que é mais importante para nós”, enfatizou.
A vice-presidente da Associação de Mulheres Ser 1umana, Rita de Cassia Lemos, destacou a audiência como uma vitória, mas analisou que as perguntas poderiam ser mais objetivas. “Sem perguntas certas, não dá para ter respostas certas”, ressaltou. Ela pensa que o formato pode ser melhorado e sugere que a administração primeiro faça reuniões com as lideranças e estas falariam com a população. Depois sim, a equipe de governo faria uma grande reunião só para tirar possíveis dúvidas da população.
O estudante de enfermagem Alan Ferreira considera uma boa iniciativa para que as pessoas esclareçam dúvidas, falem o que pensam e manifestem seus anseios.
Além do prefeito e secretários, também estiveram presentes os vereadores Sandra Graça e Vilson Bitencourt; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Elcio Lara; o gerente nacional de Habitação da região sul, Claus Santos, e o gerente regional de Habitação, Carlos Souza.
Vista Bela
O presidente da Companhia Municipal de Habitação (Cohab), José Roberto Hoffmann, durante a audiência, fez uma apresentação mostrando um pouco da história do Residencial Vista Bela e ações já executadas no local em 2013. Ele contou que foram dez entregas de unidades habitacionais, totalizando 2.712 famílias beneficiadas.
Como o local foi entregue sem equipamentos públicos, a administração buscou alternativas, principalmente, na área de educação. O Município transporta 1.106 alunos da rede estadual, em 25 linhas. Outros 834 estudantes, da rede estadual, também são transportados.
No dia 18 de fevereiro deste ano, o Centro Municipal de Educação Infantil Vista Bela entrou em funcionamento, com 160 alunos matriculados. O local terá uma programação de atividades de leitura organizada pela Secretaria de Cultura.
A Secretaria de Obras fez a limpeza de todas as galerias de águas pluviais e a conservação da via de acesso ao bairro.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fez capina, roçagem e limpeza no local. Também participou da Semana do Meio Ambiente, com informações e materiais sobre a importância de fazer a separação do lixo doméstico. A linha 428 – Vista Bela transporta cerca de 96 mil passageiros por mês, e cerca de 3.700 passageiros/dia. Foram colocadas coberturas em dois pontos de ônibus e outros dois pontos receberam bancos.
Outra ação citada por Hoffmann foi a “Corrida do Vista Bela”, desenvolvida pela Fundação de Esportes de Londrina ( FEL). Com atividades diferenciadas, que incluem ações educativas, recreativas e de saúde, foi realizado o “Vivendo o Vista Bela”, em parceria com a Câmara Municipal de Londrina. Cerca de mil pessoas participaram do evento.
A Secretaria de Assistência Social atende mensalmente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte: 1.107 no Bolsa Família; 236 no Programa Municipal de Transferência de Renda; 32 cupom alimentação; 280 famílias atendidas. Foram implantados três grupos de economia solidária nas áreas de crochê e salão de beleza e outros três grupos estão em formação. De segunda a quinta-feira, 82 crianças e adolescentes também são atendidas.
A Cohab faz monitoramento de desistências nas moradias. São 100 casos que foram formalizados junto a Caixa Econômica Federal, por meio de ofícios da Companhia e se as denúncias forem confirmadas e os contratos cancelados, nova famílias são indicadas.
Numa parceria entre a Cohab, Senac e Caixa Econômica, foi oferecido na região, entre os dias 11 de maio e 15 de junho, o Curso de Atualização para Administradores de Condomínio, dirigido a todos os síndicos e vice-síndicos do Vista Bela.
Fotos: Luiz Jacobs