Cidade

Sema divulga resultados parciais no combate aos pombos

Período de teste do método de repelência vence em meados de setembro; secretário acredita no êxito

Período de teste do método de repelência vence em meados de setembro; secretário acredita no êxitoA Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), apresentou na tarde desta quinta-feira (22) os resultados parciais do experimento para combater a superpopulação de pombos na cidade. O método é testado em duas áreas: a Praça 7 de Setembro (área aberta) e o Terminal Urbano do Distrito de Irerê (construção).

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, até o momento, os efeitos da ação são distintos. Na área construída, no Terminal de Irerê, que foi escolhido em função da infestação de pombos identificada pela Sema, o resultado é satisfatório. “A instalação do equipamento repeliu 100% das pombas do local. Portanto, naquele tipo de cenário comprovamos a ação da repelência”, observou.

Já em relação ao experimento realizado na Praça 7 de Setembro,  o secretário explicou que a heterogeneidade do ambiente, como árvores de diversos tamanhos, atua como obstáculo na atuação do sistema. No entanto, ele considera que não há como decidir sobre a eficácia ou não dos trabalhos naquele local. “O processo é novo. Por enquanto, repelir em áreas abertas ficou aquém do esperado. Faremos algumas adaptações visando a repelência total”, justificou.

O período de teste do método irá vencer em meados de setembro. Mesmo confiante no êxito da ação, o secretário afirmou que será feita uma avaliação para decidir os passos seguintes. “Todos nós queremos resolver esse drama que envolve os pombos, o qual se arrasta por mais de 10 anos na cidade. A situação é incômoda e iremos equacioná-la”, afirmou.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos