Cidadão

Secretaria do Idoso faz capacitação para orientar instituições e abrigos conveniados

Finalidade é aprimorar os fluxos de trabalhos e atendimentos para facilitar as atividades técnicas e administrativas das organizações

Na tarde desta quinta-feira (27), a partir das 13h30, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) realizará uma reunião técnica para capacitar representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas com a Prefeitura, entre Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e casas de abrigo. O encontro reunirá membros da coordenação e técnicos destas entidades que atuam com Termo de Colaboração junto à SMI, envolvendo a participação de assistentes sociais, psicólogos, enfermeiras e outros profissionais. A atividade terá como sede o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte, localizado na rua Luís Brugin, 570.

Para essa atividade foram convidados o Abrigo São Vicente de Paulo, Lar dos Vovôs e Vovós, Lar Maria Tereza Vieira, Fundação Tamarozzi e Casa do Bom Samaritano, que formam a maioria dos locais vinculados com o Município.

O objetivo da ação é orientar as OSCs sobre o trabalho desenvolvido com pessoas idosas, aprimorar os fluxos de trabalho e incorporar processos que facilitem as atividades técnicas e administrativas. No segundo momento do trabalho, serão abordadas questões referentes às atribuições específicas da equipe multidisciplinar.

Atualmente, com o aumento da população idosa, as demandas por serviços públicos para esta população também aumentaram.  Hoje, Londrina possui cerca de 115 mil pessoas idosas, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). A SMI conta com 257 vagas públicas para pessoas idosas vulneráveis, em um contexto que envolve uma avaliação técnica criteriosa visando assegurar os direitos previsto nas legislações e, principalmente, salvaguardar o direito da pessoa idosa de decidir sobre sua vida.

Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, esses momentos de aprendizado em conjunto e trocas de experiências fazem com que as instituições tenham condições de tornar o trabalho e os atendimentos ainda mais eficazes. “Isto é visto na organização física dos espaços, no comprometimento das equipes, na parte técnica e no funcionamento das ações, chegando até o atendimento aos idosos, de fato. Nossas ILPIs, Abrigo e Casa Dia só melhoram, ano a ano, o que é motivo de muito orgulho para a SMI”, destacou.

Para a gerente de Atenção à Pessoa Idosa, da SMI, Genilda Pozzeti Stábile, é de suma importância essa integração entre a equipe técnica da Secretaria Municipal do Idoso e as instituições conveniadas. “É uma forma de procurarmos melhorar, cada vez mais, a política de atendimento aos idosos que recebem este suporte, seja nas Instituições de Longa Permanência ou nas outras instituições que atuam conosco. Estar perto das equipes, dialogando e procurando formas de aprimorar os serviços, é essencial e reflete na qualidade dos atendimentos”, frisou.

A Secretaria Municipal do Idoso possui hoje 17 termos de colaboração e parceria com ILPIs e OSCs, viabilizando o fortalecimento da rede de atendimento à pessoa idosa. As reuniões e capacitações realizadas junto às ILPIs e demais instituições ocorrem de forma periódica para o acompanhamento do trabalho prestado à população idosa institucionalizada.

Atualmente, três ILPIs possuem termo de colaboração com a Prefeitura de Londrina, via Secretaria Municipal do Idoso (SMI). São elas o Asilo São Vicente de Paulo, Lar dos Vovôs e das Vovós e Lar Maria Tereza Vieira, totalizando 207 idosos atendidos na modalidade de Longa Permanência. Também há termos firmados nas modalidades de Abrigo Institucional – com o Abrigo Bom Samaritano – e Casa Dia, com a Casa Dia Tamarozzi.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos