Prefeitura inicia sistema de informação para emissão de guias

Novo processo será utilizado por cartorários e tabeliães para dar agilidade ao atendimento e à emissão de documentos via internet
Na tarde de Hoje (6), o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, anunciou um novo sistema de informação para emissão de guias do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), certidões negativas e relatórios de dívidas, que estará disponível para os profissionais dos 13 cartórios e tabelionatos da cidade. Eles poderão emitir os documentos via internet.
O objetivo é descongestionar o atendimento ao público na Secretaria Municipal de Fazenda e agilizar o processo de atendimento dos servidores municipais aos profissionais cartorários e tabeliães. Atualmente há três funcionários da Fazenda responsáveis exclusivamente pelo atendimento aos cartorários. Eles realizam, em média, 15 atendimentos diários.
“O sistema dá agilidade ao atendimento dos contribuintes e facilita o acesso às informações por parte dos cartórios. Esse processo é um pedido do prefeito que pretende melhorar o atendimento ao contribuinte. Futuramente, há uma possibilidade de ampliarmos o sistema para que ele atenda também aos demais londrinenses”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Paulo Bento.
Durante o anúncio, o prefeito explicou que antes era necessário que os funcionários dos cartórios se encaminhassem até o prédio da Prefeitura para realizar o pedido dos documentos. Agora, o procedimento poderá ser feito na própria sede do cartório por meios eletrônicos. “O ITBI Fácil facilita a vida dos cartorários e dos contribuintes do município, dá conforto, agilidade e se insere no contexto das reformas administrativas como, por exemplo, a abertura da Praça de Atendimento pela manhã, o ‘Alvará Fácil’, o ‘Agiliza Obras’, e uma série de movimentos que se somam e vão tornando nossa cidade mais desburocratizada e mais acessível ao cidadão e os agentes que interagem com a Prefeitura”, disse Kireeff.
O sistema de informação foi desenvolvido pela Secretaria de Fazenda em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Há um mês o novo processo está sendo testado e os técnicos da Prefeitura têm treinado os funcionários dos cartórios e tabelionatos para utilizar o sistema de informação que interliga as informações.
Para o Enildo Sardi, do 9º Tabelionato de Notas de Londrina, a novidade vem auxiliar o serviço de todos os cidadãos que trabalham ou que necessitam das guias de ITBI, certidões negativas ou dos relatórios de dívidas.
“Esse instrumento vai nos ajudar bastante, porque via sistema tudo é mais fácil. Antes, tínhamos que enviar uma pessoa para a Prefeitura e perdia-se um tempo com isso. A Prefeitura também tinha que dispor de funcionários para nos atender. O que antes levava meio dia, agora levará alguns minutos para ser resolvido. Vamos ter uma grande melhoria no trabalho e vai agilizar para nós, para o cliente e para a Prefeitura”, concluiu Sardi.
Fotos: Núcleo de Comunicação




