Aula inaugural marca nova etapa do Programa de Desenvolvimento de Líderes
Nova fase do programa municipal terá oferta de pós-graduação em gestão de pessoas e mentorias em grupo

Servidores da Prefeitura de Londrina participaram, na tarde desta quarta-feira (10), da aula magna para lançamento da nova etapa do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). Coordenado e idealizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), desde 2021 o PDL já capacitou cerca de 600 servidores que atuam em cargos de chefia ou funções de liderança. Agora, a nova etapa deve reunir novamente esses participantes, nas mentorias em grupo.

A aula inaugural foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera Londrina, e contou com a presença de cerca de 70 servidores da Prefeitura, incluindo administração direta e indireta. Dando início às atividades, a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, destacou que o PDL é um programa de formação continuada para chefias e lideranças, de toda esfera municipal. “O nosso universo público é bastante diferente da iniciativa privada, com muitas peculiaridades. E quando a gente fala em desenvolvimento de líderes, é importante sabermos que não existe liderança sem lealdade. O líder, formal ou informal, precisa deixar um bom exemplo para ser seguido. Muitas vezes, a questão da liderança está mais atrelada à lealdade do que fidelidade. Somos leais aos princípios de quem nos lidera e, quando temos isso bem definido, fica bem mais fácil de entender esse universo público”, afirmou.

Quem também participou da abertura do PDL foi o vice-prefeito, João Mendonça. Ele parabenizou os servidores pelo empenho e disposição em se capacitarem para oferecer um serviço cada vez melhor a todos os londrinenses. “É uma inovação e algo muito importante o que está acontecendo aqui. Cada um é liderança em algo, e juntos vamos continuar nos aperfeiçoando. No que já somos bons, acredito que podemos ser ainda melhores. E os nossos colaboradores da Prefeitura, que são mais de 10 mil pessoas, são uma riqueza”, citou.
O professor Gabriel Manganaro, que atua na coordenação do PDL pela Faculdade Anhanguera, apresentou as informações sobre essa nova etapa do programa. Em junho, devem começar as mentorias em grupo, que vão reunir servidores de diferentes setores para troca de experiências, debates, e outras atividades. “Essas mentorias serão exclusivas para quem participou do PDL em anos anteriores. Teremos vários grupos pequenos, com uma turma sendo realizada por vez. Serão quatro encontros, quinzenais e presenciais, para trabalhar questões atreladas ao dia a dia dos servidores”, explicou.

Além das mentorias, também foi anunciada a pós-graduação exclusiva para os servidores municipais. “Estamos abrindo uma turma específica para a Prefeitura de Londrina, para a pós em Gestão de Pessoas, com ênfase em equipes de alta performance. Quem concluiu o PDL em ciclos anteriores, terá validação e aproveitamento de duas disciplinas”, contou Manganaro.
Mesmo quem não cursou o PDL poderá se inscrever e participar da pós-graduação, que terá valores diferenciados. O calendário das aulas será definido conforme o perfil da primeira turma, e os interessados podem entrar em contato com a SMRH pelos telefones (43) 3372-4040 ou 3372-4583.

Aula inaugural – Na sequência, o professor mestre Aleksander Roncon iniciou a aula “Gestão de Pessoas na Era Digital”. Roncon é mestre em Administração, atua como consultor empresarial na área de gestão, e oferece treinamentos em liderança, gestão de equipes e de vendas.
Os tópicos abordados na aula incluíram como o mundo se tornou digital, gestão de pessoas na era digital, e como manter a inteligência emocional, em meio a tanta pressão e mudanças. “Gestão de pessoas é uma função gerencial, e sem ela a Prefeitura não atinge seus objetivos. Já os processos envolvem engajamento, ou seja, só acontecem por meio de gente motivada, com uma gestão de pessoas humanizada, e de um processo que realmente valoriza quem está executando. Não vamos olhar apenas para um departamento, mas para o quê esse departamento consegue emprestar para as pessoas”, afirmou o professor.