CMTU promove Feira de Segurança no Trânsito
Evento marca o terceiro dia da Semana Nacional do Trânsito no município
As pessoas que passarem pelo calçadão hoje (20) vão poder conhecer um pouco mais sobre atitudes seguras no trânsito. A Feira de Segurança no Trânsito, promovida pela CMTU em parceria com vários órgãos e instituições começou de manhã e vai até as 17 horas com várias ações e apresentações. O evento integra o cronograma da Semana Nacional do Trânsito, que começou na última quarta-feira e vai até o próximo dia 25.
Polícia Militar, Lions e Rotary Clubs, entre outros parceiros, também participam do evento local com suas barraquinhas distribuindo material educativo, tirando dúvidas da população e orientando os visitantes sobre como promover um trânsito mais seguro e pacífico. Na parte da manhã a feira recebeu a visita de estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental de duas escolas particulares do município onde a CMTU já desenvolve ações de conscientização e educação no trânsito. Na parte da tarde, outras duas instituições devem passar pelo local.
As escolas também participam da feira como parceiras, através de apresentações públicas como corais e paródias desenvolvidas especialmente para a ocasião. Na barraca da CMTU os participantes receberam cartilhas educativas específicas para cada público ( crianças, adultos, idosos, etc.); viseira e adesivos da campanha deste ano.
Mas o que roubou mesmo a atenção da criançada foi o protótipo da CMTU que simula uma colisão de automóvel. Como o Código de Trânsito determina que somente crianças com idade igual ou superior a dez anos podem utilizar o banco da frente nos carros, apenas os mais grandinhos puderam participar.
Quem experimenta o simulador sente na pele o impacto de uma batida de carro com o veículo numa velocidade média de 15 km/h. A velocidade desenvolvida pelo instrumento é baixa, mas ajuda a fazer com que crianças e adultos entendam o quanto pode ser perigoso não usar o cinto de segurança.
Para Isabela Lima e Luíza Tesser, ambas com nove anos, o ponto alto da visita foi ver a ansiedade dos colegas mais velhos no simulador. Elas afirmam, ainda, que gostaram muito de conhecer a estrutura de uma unidade avançada de salva-vidas. “Gostei porque são elas que salvam a vida das pessoas que se envolvem em acidentes”, disse Isabela.
Ambulância, viaturas da CMTU, PM e Polícia Militar Rodoviária estão no local para aproximar a população da estrutura de fiscalização, segurança e socorro a vítimas do trânsito na cidade.
Texto: Célia Baroni – assessora de Comunicação da CMTU




