Escola Municipal Zumbi dos Palmares celebra a diversidade neste 13 de maio
Durante toda a manhã, a unidade escolar estará aberta à comunidade com apresentações de trabalhos, oficinas e contação de histórias envolvendo a abolição da escravidão no Brasil

Neste sábado (13), a partir das 8h30, a Escola Municipal Zumbi dos Palmares celebra o “Dia da Diversidade” com muitas atividades. A programação do evento terá recreação, contação de histórias e exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em alusão ao 13 de maio – data em que foi promulgada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão em território brasileiro, no ano de 1888. O endereço da escola é Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, Jardim Cristal.

Segundo o diretor da unidade escolar, Mario Alves de Oliveira, o grande objetivo do evento é demarcar a importância de ter uma escola que leva o nome do Zumbi dos Palmares dentro deste contexto de 135 anos desde a abolição da escravatura. “Sem dúvidas, o 13 de maio é um grande marco para o movimento negro do Brasil e, trazendo para a nossa realidade, temos aqui na escola diversas crianças e adolescentes negras que precisam ter esse contato com a história. São várias as famílias que atendemos aqui e discutir a questão da diversidade dentro desse contexto é importante, para que as próximas gerações tenham a consciência desses momentos sombrios da história do Brasil, mas sabendo também das grandes conquistas que vieram a partir deles”, contou.
O diretor ressaltou que o “Dia da Diversidade” é aberto para toda a comunidade escolar, desde alunos, familiares até amigos e vizinhos. “Todos estão convidados, teremos muitas oficinas, apresentações de trabalhos, atividades recreativas, tudo envolvendo este tema tão importante que é a diversidade e afrobrasilidade”, finalizou.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina