Curso Arte com Sustentabilidade é realizado em Londrina
Iniciativa visa transmitir técnicas de se trabalhar com resíduos sólidos e transformá-los em arte
Começou na manhã de hoje (20) o curso Arte com Sustentabilidade. A oficina visa apresentar aos participantes as formas e técnicas de se trabalhar com resíduos sólidos. A iniciativa pertence ao programa Paraná Sem Lixões, do governo estadual e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina.
O objetivo do programa é mostrar à população que os resíduos sólidos podem ser transformados em diversos objetos decorativos e até em arte. Para o secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, a parceria entre os governos e o interesse em debater o assunto é importante, porque o problema do lixo é uma questão de ordem mundial.
“Ações como este curso são de extrema importância, porque trazem alternativas para trabalharmos a questão do lixo e capacitar pessoas que podem ser multiplicadoras de informação. É preciso que a população veja as possibilidades que podem ser feitas com os resíduos sólidos e são produtos que podem ajudar na renda familiar, além de dar o destino correto ao que antes era considerado lixo”, disse Brito.
O coordenador do programa Paraná Sem Lixões e representante da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Laerty Dudas, explicou que o Estado do Paraná gera diariamente 20 mil toneladas de lixo e que isso foi levado em consideração durante a elaboração do Decreto 8.656 que instituiu o programa estadual.
“Esperamos poder levar o programa a todos os municípios do Estado. Até dezembro deste ano, visitaremos 24 cidades, nas quais os cidadãos das regiões próximas poderão participar das atividades. No curso de Arte com Sustentabilidade formamos multiplicadores, onde esperamos que as informações transmitidas aqui possam ser repassadas para 20 mil pessoas ao todo. Assim poderemos diminuir o descarte irregular dos resíduos e ajudaremos na diminuição do gasto energético na produção de novos resíduos sólidos”, afirmou Dudas.
A aula será ministrada pela artista plástica curitibana Iára Capraro até as 17h00 de hoje (20). O encontro é na sede do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, que fica na rua São Salvador, 998, onde estão participando representantes de Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Jataizinho, Ibiporã, Tamarana, Cambé, Mauá da Serra, além de Londrina.
Além das prefeituras paranaenses são parceiros do projeto a Itaipu Binacional, Sistema FIEP, Sanepar e empresas privadas. O programa “Paraná Sem Lixões” estabelece diretrizes para a gestão e o manejo de resíduos sólidos no Paraná, segundo a Lei Nacional de Resíduos Sólidos nº 12.305.
Fotos: N.com