Ato cívico na Prefeitura marca ação da 13ª Semana da Paz
Na solenidade foram lançados o 11º livro Londrina Pazeando e um cartão telefônico da Sercomtel alusivo ao tema
O hasteamento da bandeira da paz, ao som da música “Paz pela paz”, de Nando Cordel, marcou o início de ato cívico, na tarde desta segunda-feira (23), para o lançamento do 11º livro Londrina Pazeando e do cartão telefônico da Sercomtel alusivo à 13ª Semana Municipal da Paz. Autoridades, professores, pais e alunos das escolas londrinenses participaram da solenidade que ocorreu no saguão de entrada da Prefeitura de Londrina, que fica na avenida Duque de Caxias, 635.
O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, afirmou que acredita no poder de transformar a sociedade por meio da disseminação da cultura de paz. “É possível construir um mundo melhor, baseado no amor, em princípios morais e éticos, no qual a convivência seja harmônica. O proceder de paz prevalece e é capaz de promover as mudanças que esperamos em nossa cidade, estado e país”, destacou.
Alinhado ao tema da Semana da Paz, “Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo”, o coordenador do Movimento Londrina Pazeando e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), Luís Carlos Galhardi, aproveitou a oportunidade para abordar os desdobramentos da Lei Municipal que proíbe a venda de armas de brinquedo. “É muito salutar presenciar situações nas quais os gerentes e vendedores das lojas propõem àqueles que buscam brinquedos que simulam armas para que os substituam por outros. Afinal, em Londrina, é proibida a comercialização dos brinquedos que estimulam a violência”, disse.
Durante o ato cívico, ele surpreendeu a todos ao propor a dinâmica do abraço, na qual os presentes foram incentivados a dançar e a se abraçar. O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assim como os vereadores presentes, professores, pais e alunos aderiram à brincadeira. “Utilizar o abraço é uma forma simples para falar sobre a cultura de paz”, explicou Galhardi.
A presidente do Compaz, Leozita Baggio Vieira, enfatizou a satisfação dos membros do conselho decorrente da crescente adesão da sociedade à causa. “A cada ano que passa, cresce o número de pessoas pensando no próximo. E isso é cultura de paz: não pensar somente em si”, afirmou.
A vereadora Sandra Graça, autora da lei municipal que proíbe a comercialização de armas de brinquedo, explicou sobre a necessidade da normatização. “Infelizmente, por não ser possível colocar no coração de cada pai, de cada mãe, para que não comprem armas de brinquedo, foi necessário normatizar a situação. Com isso, buscamos a sensibilização. A intenção é expandir a proibição a nível federal”.
Da Câmara de Vereadores, participaram do ato cívico os vereadores Emanoel Gomes, Lenir de Assis, Professor Fabinho, Roberto Kanashiro, Tio Douglas, Vilson Bittencourt, assim como o presidente da casa legislativa, Rony Alves.
Além da Prefeitura de Londrina, a 13ª Semana Municipal da Paz tem como parceiros, dentre outros, o Núcleo Regional de Ensino, a UEL, a Unopar, a Faculdade Pitágoras, o Sindicato das Escolas Particulares de Londrina, o Sindicato dos Jornalistas.
Fotos: N.com