Guarda Municipal divulga o balanço dos atendimentos do final de semana
Equipes reforçaram ações de fiscalização de trânsito a fim de garantir e manter a segurança nas vias da cidade

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulgou na manhã desta terça-feira (16), o balanço dos serviços e atendimentos prestados durante o final de semana dos dias 12 a 14 de maio.
Durante a manhã da última sexta-feira (12), as equipes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) realizaram ações de orientação sobre a importância de atravessar a faixa de pedestre para os alunos da Escola Municipal Carlos da Costa Branco. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo e tem como objetivo prevenir acidentes. Durante o encontro, foram distribuídos panfletos do projeto Informar para Proteger, com informações detalhadas e lúdicas sobre o tema.
A Guarda Municipal também realizou uma blitz de fiscalização de trânsito na rua Quintino Bocaiúva, região central, no começo da noite da última sexta-feira (12). A ação tinha como principal objetivo tirar de circulação veículos que trafegam irregularmente.

Ao todo 57 veículos foram alvo da fiscalização, dos quais 52 carros e cinco motocicletas. As equipes lavraram cinco Termos de Recolhimento de Veículos (TRV) para quatro automóveis e uma motocicleta. Todos estavam circulando com pendências na documentação. O número total de Autos de Infração de Trânsito (AIT) registrados ficou em 14.
Ainda na sexta-feira, a Central telefônica da GM recebeu uma denúncia por volta das 22h de que várias pessoas estavam com som alto, consumindo bebida alcoólica e drogas no Zerão, região central. As equipes do setor operacional foram até o local deram início à fiscalização. Quando chegaram no endereço, não foi possível constatar o som alto, porém duas pessoas foram flagradas consumindo bebida em desconformidade com a lei seca municipal. Ambas foram autuadas. Ao todo, oito carros e nove motos foram alvos da fiscalização, sendo necessário realizar o recolhimento de uma motocicleta que estava com pendências administrativas. Ao final do trabalho, três autos de infração de trânsito foram lavrados.
Patrulha Maria da Penha – A Guarda Municipal de Londrina foi acionada no final da tarde se sábado (13) para atender uma denúncia descumprimento de medida protetiva em uma residência do Conjunto Aquiles Stenghel (zona norte). Rapidamente a central enviou uma equipe da Patrulha Maria da Penha para atender a ocorrência. A chegar no endereço, os guardas conseguiram localizar o suspeito e dar voz de abordagem. Ele estava em frente à casa e constatando o sistema, foi confirmado o descumprindo a ordem judicial. Devido ao flagrante, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de plantão da Polícia Civil.
Trânsito – Por volta das 21h de sábado (13), uma equipe do patrulhamento preventivo da GM estava nas imediações do Cemitério São Pedro (região central), quando flagrou um veículo em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem os guardas identificaram diversas irregularidades. Foram consultados os documentos e identificado que havia pendência no pagamento do licenciamento anual, além de R$ 10.601,51 em débitos administrativos, multas entre outros. Diante dos fatos, foram lavrados os autos de infração de trânsito cabíveis e feito recolhimento do carro ao pátio municipal.
Já por volta das 23h30 do mesmo dia (13), uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pela região central, quando flagrou um motociclista avançando sinal vermelho no cruzamento da rua Goiás esquina com a rua Souza Naves. O condutor foi autuado pelo avanço do sinal vermelho e por conduzir o veículo com descarga livre (quando o escapamento está sem nenhum tipo de silenciador). A equipe lavrou ainda o auto de infração pelo descumprimento da lei municipal de controle da poluição sonora, número 13.289/2021.
Embriaguez ao volante – A central de videomonitoramento da Guarda Municipal flagrou um veículo transitando em alta velocidade, pela contramão, nas imediações do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon na noite de domingo (14). O motorista adentrou ao próprio público e colidiu com alguns equipamentos. A viatura que fazia o patrulhamento preventivo pela área foi acionada e, ao chegar ao local, os guardas municipais conversaram com o motorista. Ele apresentava hálito etílico, fala pastosa, atitude exaltada e irônica. Ao ser indagado, ele confessou ter ingerido caipirinha. A equipe ofereceu o teste do etilômetro, porém o condutor recusou. Ficou constatado que houve dano em algumas estruturas metálicas. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia. O homem vai responder pelo crime de conduzir o veículo sob influência de álcool. Foram lavrados os autos de infração de trânsito cabíveis e feito recolhimento do veículo ao pátio municipal.