Formação para diretores atrai atenção de 800 servidores
Nas primeiras aulas, 99% dos inscritos participaram ativamente; curso é exigência para concorrer à eleição de diretor escolar prevista para 3 de dezembro de 2013
Teve início esta semana o curso de Formação em Gestão Municipal para os profissionais da educação de Londrina. O objetivo é capacitar 800 servidores municipais que desejam concorrer às eleições para diretores escolares. O curso está sendo realizado pela manhã, tarde e noite, nas segundas, quartas e sextas-feiras na Inesul, que fica na Avenida Duque de Caxias, 1.290.
De acordo com a coordenadora de Gestão de Conselhos e presidente da Comissão Eleitoral Central, Iolanda Gonçalves Santos, nas primeiras aulas, a presença dos profissionais foi de 99%. “Mesmo com a chuva forte que caiu à noite, o auditório ficou lotado de servidores que estavam realmente interessados em aprender sobre a gestão pública nas escolas, a legislação vigente e os deveres e direitos que envolvem o trabalho dos diretores escolares”, disse.
Os primeiros encontros englobaram a temática ética no serviço público, ações e importância do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL) e a iniciativa da Escola de Gestores. Ao longo da capacitação, também serão apresentadas as informações sobre gerência pedagógica, técnicas do setor financeiro, serviços terceirizados nas escolas públicas, gestão de pessoas e gestão pública. As aulas são por blocos interdependentes e seguem até 11 de novembro.
Esta é a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação oferece o curso. A partir da publicação do Decreto Municipal nº 1.000, de 10 de setembro de 2013, tornou-se obrigatória a capacitação para aqueles que desejam concorrer às eleições para diretores de escolas municipais. Este ano, elas estão previstas para acontecer no dia 3 de dezembro.
“O Município está adiantado em relação a outras esferas governamentais, porque já instituímos essa capacitação como obrigatória, enquanto está sendo discutido no Senado Federal um projeto de lei para implantar o sistema misto de eleição de diretores, onde será necessário fazer prova e ser selecionado para poder assumir o cargo. Em 2014, teremos também o redimensionamento do curso para que outros profissionais da educação possam se aperfeiçoar e faremos a segunda etapa da capacitação, que será de atualização dos 800 servidores que já fizeram o curso”, complementou Iolanda.
Ao todo, o curso terá duração de seis semanas e será ministrado fora do horário de trabalho dos participantes com um encontro por semana. Será entregue um certificado de participação de 30 horas para aqueles que obtiverem 75% de presença.
Fotos: Luiz Jacobs