Conferência regional debate o racismo institucional
A III Conferência Municipal terá palestra sobre “Contexto Atual das Políticas de Promoção da Igualdade Racial” e “Racismo Institucional”
A III Conferência Municipal terá palestra sobre “Contexto Atual das Políticas de Promoção da Igualdade Racial” e “Racismo Institucional”A III Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que terá como tema “Londrina no enfrentamento do racismo institucional”, será realizada na próxima sexta-feira (4), com a participação de grupos culturais da cidade e no sábado (5), no Sindicato dos Bancários, que fica na avenida Rio de Janeiro, 854.
Segundo a gestora municipal de Promoção de Igualdade Racial, Sandra Rocha, entre os destaques da conferência deste ano estão as palestras “Contexto Atual das Políticas de Promoção da Igualdade Racial” e “Racismo Institucional” que serão realizadas às 20h30 do dia 4 e às 9h do dia 5, respectivamente. “Será uma oportunidade de debatermos esse assunto, porque sabemos que o racismo está presente em vários setores sociedade e deve ser combatido”, afirmou.
A gestora destacou que durante a conferência haverá a eleição de 15 conselheiros (representantes da sociedade civil) titulares e igual número de suplentes para o biênio 2013/2015. Consta, também, na pauta do evento, a aprovação e a publicação das resoluções em um documento final.
De acordo com Sandra Rocha é importante que Londrina possa debater o racismo institucional. “É um assunto que está em pauta em todo Brasil, e em Londrina não é diferente. Trata-se de uma dívida histórica que temos com essas pessoas, que sofrem com o preconceito até os dias atuais”, explicou.
A III Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial, está aberta para qualquer um que queira discutir o racismo. Os interessados podem se inscrever através do e-mail conferencia@londrina.pr.gov.br. Um dos objetivos do encontro é avaliar o desenvolvimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial do município. A partir desta análise inicial, a ideia é estudar e implementar as reformulações necessárias, bem como estabelecer prioridades e metas.