Destaques

Prefeitura entrega diplomas de auxiliar de costura no João Turquino

Ação do pacote de qualificação profissional da Secretaria do Trabalho envolveu as formandas, as famílias, a comunidade e os parceiros em uma noite de celebração da conquista

A noite de ontem (22) foi de muita celebração para nove novas costureiras, moradoras do bairro João Turquino, na região oeste. A cerimônia de entrega de certificados do curso de auxiliar de costura foi realizada na sede do Centro Esperança Por Amor Social (Cepas), reunindo as formadas, suas famílias e os parceiros responsáveis por levar o curso até a comunidade.

Essa foi a sexta turma da formação em auxiliar de costura, do pacote de qualificação profissional da Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) de Londrina junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar).

Antes, também receberam o curso de formação na área da confecção e vestuário, os distritos de Lerrovile e Guaravera e as regiões norte, com duas turmas, e centro. A sétima turma será no Cepas João Turquino, com início previsto para início de junho. Essa ação descentralizada é fruto da parceria entre a SMTER, o Senai, o Sivepar e o Cepas, o que possibilitou que o curso chegasse sem custo para as alunas.

A SMTER foi responsável por conectar todos os atores envolvidos nesse processo e organizar o fluxo de inscrição e seleção dos candidatos. O Cepas fez o trabalho de divulgação e envolvimento dentro da comunidade. Já o Senai levou seus profissionais de ensino para ministrar as aulas e, por fim, o Sivepar disponibilizou as máquinas e os insumos para que as alunas pudessem por os ensinamentos em prática.

A gerente de Qualificação Profissional da SMTER, Miriam Miuram, lembrou que essa certificação abre um leque de possibilidades. “Já estamos em contato com empresas do setor para que, aquelas que tiverem interesse, sejam recebidas para participar de processos seletivos dessas organizações. Podemos ajudá-las a se formalizar por meio da Sala do Empreendedor e temos, inclusive, a possibilidade de disponibilizar recursos por meio da Agência de Fomento. Queremos acompanhá-las e apoiar qualquer das escolhas que vocês fizerem”, afirmou Miura.

O gestor do Cepas, Raimundo Soares, agradeceu a confiança das alunas. “Elas tiveram fé e coragem para enfrentar os desafios e conquistarem esse diploma. São esforços de muitas pessoas que trabalharam em conjunto, se desdobraram e somaram para que essa noite fosse possível. Mas nada aconteceria se as alunas não tivessem confiado nas instituições e viessem para usufruir de tudo isso. Esse certificado não é o fim e sim o começo da história de delas”, parabenizou Soares.

O gerente regional de Ensino do Senai, Victor Cunha, comparou essa jornada ao processo de plantio. “Uma plantação não nasce pronta. Para ela estar linda e pronta para ser colhida, houve o momento de preparação do solo e da distribuição da semente, que foi o que as instituições fizeram. Depois, há o acompanhamento e cuidado da plantação, que foi o que vocês, alunas, fizeram ao se dedicar e concluir o curso. Agora, na formatura, é o momento da colheita. Vocês serão exemplos para que mais pessoas acessem essas oportunidades. Contamos com vocês para levarem a informação de que mais cursos virão”, garantiu Cunha.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos