Guarda Municipal de Londrina participa da operação Curto-Circuito da Polícia Civil
Ação, realizada nesta quarta (31), também teve apoio da Sema e Fazenda; enfoque foi o combate aos crimes de furto e roubo de peças metálicas

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, prestou apoio às equipes da Polícia Civil durante a primeira fase da operação “Curto-Circuito, deflagrada na manhã desta quarta-feira (31). O principal objetivo da ação é combater os crimes de furto e roubo na cidade, principalmente o furto de objetos metálicos.

As equipes policiais estiveram em diversos estabelecimentos investigados pelo crime de receptação dos objetos. A operação contou ainda com informações colhidas pelas equipes da GM há alguns meses, como, por exemplo, dados relacionados aos casos de furtos cometidos contra os próprios públicos municipais.
Em alguns casos houve, inclusive, auxílio das informações capturadas pelas câmeras de videomonitoramento da Guarda Municipal, no que se refere às prisões dos autores dos furtos e tentativas de furto em cemitérios, unidades de saúde, entre outros locais.
Balanço
As equipes da Guarda Municipal encaminharam dois homens para a delegacia da Polícia Civil, cumpriram um mandado de apreensão contra um adolescente, apreenderam diversos objetos de cobre, lápides de cemitério, placas, um cone da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre outros objetos.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, as equipes da GM seguem à disposição das demais forças de segurança para o combate desses crimes. “O Município tem sido vítima desse tipo de furto nos próprios públicos e nos cemitérios. E não só de fiação elétrica, mas também de lápides e outros materiais. Além das prisões efetuadas, levamos para a Polícia Civil as informações que recebemos. Sabemos que a investigação nesse caso não é fácil, porque nem sempre é possível ligar o receptador ao crime que foi cometido. Mas uma operação dessa natureza tem que receber nosso apoio, e estamos à disposição da comunidade”, frisou.
A Polícia Civil informou que as investigações da Curto-Circuito continuam e que, em breve, haverá outras fases. A operação contou ainda com a participação das secretarias municipais de Fazenda e Ambiente (Sema), que lavraram 12 autos de infração para os locais flagrados em descumprimento ao artigo 6º da Lei Municipal 11.468/2011 (Código der Posturas), sete autos de notificação e sete autos de interdição.