Cidadão

Defesa Civil de Londrina divulga vídeo explicativo sobre técnica contra engasgo

Manobra de Heimlich, capaz de desengasgar pessoas, completou 49 anos no dia 1º de junho; vídeo está publicado no canal oficial do órgão

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, preparou um material audiovisual explicativo sobre a manobra de Heimlich, técnica contra engasgo que completou 49 anos no último dia 1º de junho. O principal objetivo da ação é levar instruções de forma objetiva para a população.

Agente da Defesa Civil e instrutor, Éder Martins. Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

A manobra é um procedimento simples que é capaz de salvar vidas. No vídeo, o guarda municipal agente da Defesa Civil, Éder Martins, explica passo a passo quais são os principais sinais de uma pessoa engasgada, bem como o todo o procedimento para a obtenção do resultado eficaz.

Para o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, esse material serve como ajuda para quem ainda não conhece o procedimento. “No vídeo, podemos observar de forma bastante prática que qualquer pessoa pode realizar o procedimento. Precisamos difundir esse conhecimento para evitarmos fatalidades”, frisou.

Histórico de atendimento

Em dezembro do ano passado, enquanto intensificava a segurança da região central, uma equipe da Guarda Municipal utilizou o procedimento para salvar a vida de uma criança de dois anos, após os familiares pedirem por socorro. A menina havia engasgado com uma bala.

O vídeo explicativo está disponível no canal oficial da Defesa Social no YouTube e pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/gxC4DDW6X8o. A Secretaria conta com a colaboração da população para que a informação chegue ao maior número de pessoas através do compartilhamento.

A gravação do vídeo contou com o apoio do Boulevard Londrina Shopping, empresa membro do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e parceira da Defesa Civil Municipal.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos