Times de Londrina competem na fase regional do 65° Jogos Abertos do Paraná
Essa etapa dos JAPs começa nesta quinta (15) e Londrina será representada pelas equipes de basquete feminino, handebol feminino e voleibol masculino e feminino
Times londrinenses de diferentes modalidades se preparam para competir na 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), com disputas da fase regional sediada em Florestópolis. A competição faz parte dos jogos oficiais do Governo do Estado e é realizada pela Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Londrina será representada na competição pelas equipes de basquete feminino, handebol feminino, e voleibol feminino e masculino. As disputas serão na categoria adulta pela primeira etapa da fase regional do JAPs, que vai de 15 a 18 de junho. A segunda parte da etapa regional será de 30 de junho a 2 de julho, também em Florestópolis. Caso as equipes se classifiquem, seguirão para a próxima fase dos Jogos.
A fase regional dos JAPs é dividida entre 12 diferentes cidades-sede: Campo Largo, Prudentópolis, Ribeirão Pinhal, Florestópolis, Nova Esperança, Umuarama, Ubiratã, Guaraniaçu, Coronel Vivida, São Mateus do Sul, Missal, Jardim Alegre. A divisão dos locais de competição é feita por proximidade de cada região de municípios.
Os jogos de Londrina nesta fase serão em Florestópolis, junto com equipes das cidades de Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Califórnia, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana.
A competição é dividida em três fases: regional, macrorregional e final. A segunda fase, macrorregional, será disputada em setembro em quatro diferentes cidades-sede, seguindo a mesma divisão por proximidade. São elas Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos. A fase estadual, finalizando os Jogos, será sediada em Pato Branco no mês de novembro.
Os Jogos Abertos do Paraná envolvem 19 diferentes modalidades em suas três etapas de competição. Na fase regional são disputadas seis modalidades: basquetebol, bocha, bolão, futsal, handebol, e voleibol. Na fase macrorregional, são adicionadas duas modalidades: vôlei de praia e futebol de sete.
Por fim, na etapa estadual, mais onze modalidades entram na competição: bolão, atletismo, badminton, ciclismo, handebol de praia, ginástica rítmica, natação, rugby, tênis, tênis de mesa e xadrez. Todas são competidas na categoria adulto e equipes masculinas e femininas. Equipes de todo Paraná podem participar, distribuídas entre diferentes regionais com suas respectivas sedes.
Os primeiros jogos dos times londrinenses serão na sexta-feira (16). O voleibol feminino começa enfrentando a equipe de Cafeara, e o masculino jogará contra Apucarana. A equipe masculina de vôlei competiu nos JAPs do ano passado, chegando até a etapa final dos jogos, finalizando na sétima colocação. Na categoria feminina da modalidade, não houve time londrinense disputando O JAPs.
De acordo com o técnico do Projeto Voleibol Londrina, Matheus Rodrigues de Carvalho Elias, a fase regional é de muita dificuldade, pois são vários times fortes a serem enfrentados. Elias conta que o time está em preparação para a competição desde abril, contando com um grupo mesclado de atletas do sub-19 ao sub-21. “Nossa expectativa é conquistar a classificação para a fase macrorregional, mas temos total ciência que será um campeonato muito equilibrado. Em 2022, disputamos a fase final dos Jogos Abertos e perdemos na fase de grupos para Ivaiporã, que ficou entre as três melhores do estado na ocasião”, informou.
O calendário de jogos do voleibol londrinense segue nos dias seguintes. No sábado, 17, a equipe feminina irá enfrentar o time de Porecatu, enquanto a masculina irá competir contra Ibiporã. No domingo, 18, o último dia de competições desta primeira fase das regionais, as meninas do vôlei irão jogar contra Rolândia e o time masculino encara a equipe de Arapongas.
A competição de handebol também terá início no dia 16, com o time londrinense feminino jogando contra Jandaia do Sul. A equipe conta com atletas treinando focadas no JAPs desde janeiro, além de disputarem o Campeonato Paranaense Chave Ouro, na qual atualmente estão classificadas na quinta colocação.
No JAPs de 2022, o time de handebol teve várias conquistas no campeonato, ficando em primeiro lugar na fase regional e como vice-campeões na macrorregional. O handebol londrinense terminou a competição no quinto lugar da fase final, e, de acordo com o treinador do Handebol Londrina, Vinícius Garcia, a expectativa para este ano é buscar uma classificação mais alta. “Apesar da regional ser muito forte, temos uma equipe muito boa e com condições de conquistar essa classificação. A equipe sofreu com lesões no ano passado, mas conseguiu uma excelente marca, visto que as derrotas vieram apenas para equipes que jogam a Liga Nacional. Com uma equipe reforçada, buscaremos mais neste ano”, disse.
Assim como as disputas de voleibol, os jogos do handebol seguirão durante todo o final de semana. No sábado (17), as meninas irão enfrentar o time de Alvorada do Sul, e no domingo (18), o jogo será contra Rolândia.
O time feminino de basquetebol entrará na quadra nos mesmos dias, 17 e 18, enfrentando a equipe de Apucarana. Em 2022, a equipe finalizou a competição em quarto lugar e este ano estará buscando superar esse resultado e chegar até a final, como informa o técnico do time feminino da APVE, Marival Mazzio Junior.
Ele contou que os treinos já estão com o foco no JAPs e na superação dos próximos obstáculos. “Tentaremos buscar a classificação para a fase final da melhor maneira possível, pois são apenas duas equipes de Londrina e Apucarana competindo por apenas uma vaga. A equipe adulta já começou o treinamento desde março deste ano, esperando a classificação na etapa regional para progredir e disputar as próximas”, afirmou.
No ano passado, o time masculino da APVE Londrina Basketball foi vencedor dos Jogos Abertos do Paraná, chegando até a vitória de forma invicta e conquistando seu quarto título de campeões do JAPs. Por conta dessa conquista no ano passado, o time já está classificado para disputar a final deste ano e não precisará passar pelas fases regional e macrorregional.
O técnico do time adulto masculino de basquete, Arody Neto, explicou que mesmo com essa vitória e a garantia de participação na final, a equipe já tem em mente que será um grande desafio e busca repetir o cenário do ano passado. “Como atual campeão, o time masculino de Londrina entra na competição como o projeto a ser batido pelos adversários. Teremos grandes concorrentes, mas vamos em busca de mais um título. Temos uma base qualificada que está mantida para essa temporada e a seriedade do projeto nos credencia como um dos favoritos ao título do torneio masculino de basquete dos JAPs”, declarou.
Todos os projetos esportivos citados contam com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).