Destaques

Professora da rede municipal de Londrina apresenta pesquisa sobre o Promic em Portugal

Bruna Yamashita fará palestra na Universidade do Porto, em 22 de junho; docente analisa a relação entre as escolas municipais e os projetos patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura

A professora da rede municipal de educação Bruna Yamashita, que cursa doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), irá a Portugal para apresentar os resultados de sua pesquisa durante o III Encontro Internacional Todas As Artes | Todos Os Nomes. O evento será realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), entre os dias 21 e 23 de junho.

A pesquisa de Yamashita tem como foco a relação entre as escolas municipais e os projetos patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) em seus 20 anos de história. Durante os estudos, ela observa os resultados dos encontros entre as iniciativas do Promic e o ambiente de ensino, envolvendo as crianças, os professores e a escola.

A professora da rede municipal, Bruna Yamashita. Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

Em sua apresentação, que está programada para o dia 22 de junho, às 15h, a pesquisadora vai expor os resultados de trabalhos que realizou em parceria com os departamentos de Economia e de Design da UEL. Segundo Yamashita, a colaboração com o professor do Departamento de Economia, Magno Rogério Gomes, teve como base um levantamento de dados feito por ela, referente ao projeto Um Canto em Cada Canto. Esta iniciativa já alcançou cerca de 12 mil crianças ao longo de sua trajetória e acompanha o Promic desde a primeira edição do programa.

“O professor Magno desenvolveu, gentilmente, uma análise sobre quanto o projeto custou por criança ao Município, estabelecendo uma comparação ao valor de mercado e quanto custaria aos beneficiados, caso arcassem individualmente com a participação nas aulas de canto coral. A fórmula desenvolvida pelo professor nos possibilitou analisar a potencialidade dos recursos financeiros investidos no projeto, e discutir sobre como o investimento de capital financeiro de políticas públicas pode provocar transformações geracionais na ação e atuação dos sujeitos em sua participação democrática e cidadã. O detalhamento dos dados será divulgado e publicado ao final da pesquisa”, salientou a docente.

O trabalho que será apresentado por Yamashita em Portugal também inclui uma série de infográficos, produzidos por alunos do curso de Design Gráfico da UEL, sob orientação da professora Danielle de Marchi Tozatti.

Montagem com imagens de divulgação de diversos projetos patrocinados pelo Promic. Autoria: Bruna Yamashita/SME

“Essas artes trazem, de maneira acessível, dados referentes ao percurso histórico da política cultural em Londrina, o alcance geral dos projetos do Promic às crianças nas escolas municipais, as áreas e linguagens artísticas dos projetos e o total de iniciativas financiadas, entre outras informações. A orientação da professora Danielle e o trabalho dos alunos agregaram um valor significativo ao contexto histórico do Promic, aproximando o leitor e proporcionando uma interpretação sensível e estética”, frisou.

A docente salientou que, através da participação neste evento, pretende compartilhar as experiências realizadas em Londrina que são promotoras de encontros. Segundo ela, os encontros entre educação e cultura possibilitam uma abertura significativa a diversos repertórios favoráveis ao desenvolvimento da criatividade, da aprendizagem e do ser humano como um todo.

“Esta será a primeira vez que apresento a pesquisa fora de Londrina, como parte de um evento externo. Porém, ao participar de atividades on-line sobre os campos da educação e dos estudos culturais, é possível identificar o caráter ímpar do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Será um imenso prazer levar nossa experiência para a discussão em um evento tão importante, que reúne pesquisadores da Europa e da América Latina”, concluiu Yamashita.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos