Guardas recebem treinamento específico em resgate
Alunos do curso da Guarda Municipal participaram de uma simulação na qual tiveram de prestar auxílio a um companheiro com dificuldade de locomoção
O curso de treinamento dos 200 novos guardas municipais que integrarão o efetivo da Guarda Municipal (GM), a partir do dia 10 de dezembro, proporcionou aos participantes uma situação que eles podem enfrentar quando formados. No Tiro de Guerra, eles simularam, através do paint ball, uma situação de stress, na qual precisavam levar companheiros feridos para um local seguro.
O coordenador geral do curso de treinamento da GM, Cleverson Gomes Casado, explicou como foi a dinâmica da ação. “Os guardas precisavam ajudar um colega que estava com dificuldade de locomoção. Isso é importante porque causa um stress e os ensina como manter o autocontrole.”
De acordo com o secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, a simulação é mais uma etapa da preparação da turma. “Os guardas precisam estar treinados para todo tipo de situação. Eles precisam sair do curso com segurança nas suas ações, para um bom trabalho junto à comunidade.”
Guimarães também lembrou outras vivências dos guardas durante o curso. “Eles realizaram um estágio prático nos cemitérios no feriado de Finados e irão patrulhar no lago Igapó com bicicletas. Além dessas intervenções, eles continuam com as orientações previstas no curso, como as aulas de defesa pessoal.”
A turma se forma no dia 6 de dezembro, quando haverá uma solenidade. Após a formatura, eles terão alguns dias de descanso e no dia 10 de dezembro já estarão incorporados ao efetivo da GM.