Londrina recebe simpósio de História e Cultura Afro-Brasileira - Blog Londrina
Cidadão

Londrina recebe simpósio de História e Cultura Afro-Brasileira

Evento será aberto com roda de capoeira. Na programação cursos, debates e manifestações artísticas

Evento será aberto com roda de capoeira. Na programação cursos, debates e manifestações artísticasO 6º Simpósio de História e Cultura Afro-Brasileira: “10 anos da Lei 10.639/03” será realizado de 15 a 30 de novembro. A ação envolve palestras, cursos, debates, manifestações artísticas e tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a importância da atuação dos afro-brasileiros na construção das riquezas materiais e simbólicas do Brasil.

O  simpósio será aberto amanhã (15)  com uma roda de capoeira do Grupo Negreiros, a partir das 20h30, na Rua Pelicano, s/n, no Jardim Interlagos. No feriado de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, será realizado o Cortejo Cultural Afro-Brasileiro: “Um tributo à mãe Mukumbi”, das 9h às 12h, com concentração programada para a Concha Acústica, na Praça 1º de maio.

O presidente do comitê gestor do Fórum de Entidades Negras de Londrina (Fenel), Edmundo Silva Novais, observou que já é hora de quebrar o estereótipo que restringe a atuação do negro ao futebol e à música. “O negro está na ciência, na medicina, na política, é fundamental derrubarmos paradigmas pré-concebidos”.

Além disso, o presidente destacou o debate sobre a implementação da Lei 10.639/03, que incluiu em toda educação básica nacional conteúdos referentes à história e cultura africana e afro-brasileira. “É uma oportunidade para avaliarmos quais são os entraves que impedem o pleno cumprimento da legislação”, pontuou Novais.

A gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Rocha, disse que o simpósio contribui para a construção da identidade do povo negro e de uma sociedade mais igualitária. Ela observou que a ação valoriza a cultura africana.

O 6º Simpósio de História e Cultura Afro-Brasileira é uma realização da Fenel e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, APP Sindicato, Vila Cultural AlmA Brasil, Sinamed, Vila Vultural Gibiteca da Zona Norte, Núcleo Regional de Educação de Londrina, Mucom, Imecab, Biblioteca Viva Itinerante, Rede de Mulheres Negras, Coletivo APP Sindicato, Salão Afro Londrina, Tenda de Umbanda Pai Chico de Angola, Grupo de Capoeira Negreiros, Sindecolon, CPT, Instituto Cidadania, e Associação de Músicos de Londrina.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal