Guarda Municipal divulga o balanço dos serviços prestados no final de semana
População pode acionar as equipes pelo telefone de emergência 153, ou através do aplicativo 153 Cidadão

A Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos principais serviços e atendimentos prestados pela instituição durante o final de semana, entre os dias 23 e 25 de junho.

No início da manhã da última sexta-feira (23) as equipes do setor operacional da GM prestaram apoio aos alunos da Escola Municipal Dalva Fhal Boaventura, localizada na zona sul. Os guardas municipais fizeram o acompanhamento até o distrito rural de São Luiz, onde aconteceram as atividades do projeto “Conhecer Londrina Rural”, desenvolvido pela escola.
Fiscalização de trânsito
Durante à noite da última sexta-feira (23) as equipes da inspetoria de Trânsito da GM realizaram mais uma ação de fiscalização que contou com a participação dos alunos guardas municipais. Ao todo 44 veículos foram fiscalizados, resultando na lavratura de 64 autos de infração. O número de veículos recolhidos ao pátio foi de 17, (16 carros e uma moto).
Veículo adulterado
Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da Escola Municipal América Sabino Coimbra, região norte, quando visualizou uma motocicleta estacionada de forma irregular. Na sequência os guardas observaram que o veículo não possuía retrovisores, estava em mau estado de conservação.
A equipe constatou ainda que a moto estava sem placa, além das numerações do chassi e da moto suprimidas, impossibilitando a leitura. Diante dos fatos a equipe solicitou o recolhimento do veículo, bem como o encaminhamento para a delegacia de plantão para que a autoridade policial pudesse cuidar do caso.

Achado de entorpecente
A equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Londrina, foi solicitada pela central por volta das 12h30 do último sábado (24), para verificar um disparo de alarme na Escola Municipal Elias Kauan, região norte.
Ao chegar no endereço os guardas conversaram com um funcionário que informou que o prédio estava passando por um processo de pintura, e que o alarme estava disparando porque as janelas precisavam estar abertas para facilitar saída do cheiro forte da tinta.
Devido ao fato de os guardas municipais saberem que alguns criminosos escondem entorpecentes no interior da escola, a equipe contou com apoio da cadela Haggar para fazer a verificação na quadra. Próximo à areia ela indicou que havia algo escondido. Os guardas verificaram e localizaram 41 porções de maconha e diversas embalagens utilizadas para comercializar drogas. Não foi possível identificar o proprietário, e em seguida os objetos foram recolhidos e encaminhados para a delegacia de plantão da Polícia Civil.
Patrulha Maria da Penha
Por volta das 9h30 do último domingo (25) a central de emergência da Guarda Municipal recebeu um chamado pelo telefone 153 para atender uma denúncia de violência doméstica em uma residência localizada na região oeste da cidade.
A vítima relatou que seu ex-marido arrombou a porta e entrou em sua casa sem autorização, e que o homem havia causado ainda outros danos em seus pertences. Ela informou também que o suspeito teria proferido ameaças de morte no momento em que tentava impedi-lo de entrar na casa.

Rapidamente a viatura da Patrulha da Maria da Penha mais próxima foi até o endereço. Os guardas conversaram com a solicitante que informou onde o homem estava. Os guardas entraram na residência e encontraram o homem deitado em um dos quartos. Diante dos fatos ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para delegacia de plantão.
Demais atendimentos
Durante o final de semana as equipes do setor operacional da Guarda Municipal de Londrina intensificaram o patrulhamento preventivo em todas as regiões, inclusive realizando o atendimento às dezenas de ordens de serviço em favor da segurança dos eventos e ações promovidas pela sociedade civil organizada.
O serviço de segurança pública foi intensificado ao redor das unidades de saúde, áreas de lazer, centros esportivos, praças, entre outros locais onde havia concentração de pessoas. A Guarda Municipal segue à disposição da população por meio do aplicativo 153 cidadão, ou pelo telefone de emergência 153.