Destaques

Alunos guardas municipais participam de visita técnica à Penitenciária Estadual de Londrina

Eles conheceram o setor prisional e, posteriormente, participaram de uma instrução sobre equipamentos menos letais, oferecida pelo Setor de Operações Especiais (SOE)

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), em conjunto com a Polícia Penal do Paraná, promoveu uma visita técnica à carceragem da Penitenciária Estadual de Londrina I, localizada na região sul. A atividade ocorreu na última quinta-feira (22), para 60 alunos guardas municipais que estão em formação.

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Divididos em duas turmas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a parte interna da unidade prisional. Conheceram como funciona o aparato de segurança que existe para evitar a entrada de itens suspeitos (sistema de raio-X corporal e escaneamento de objetos), e visualizaram o local onde ficam os detentos, inclusive o pátio de sol.

Após a visita à parte interna da penitenciária, os alunos guardas municipais participaram, juntamente com os integrantes do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal, de uma rápida instrução para reforçar os conhecimentos adquiridos sobre os equipamentos menos letais, spark, spray de pimenta, gás lacrimogênio entre outros produtos.

Lincoln Luciano da Costa, diretor do estabelecimento penal, avaliou positivamente a visita dos alunos. “É muito importante essa integração. Eles tiveram a oportunidade de ver como é a estrutura de um estabelecimento penal, como é o seu interior. Como são feitos os procedimentos de extração, de revista, estrutura de pátio, salas de aula. Isso é muito salutar para o convívio entre as forças, principalmente para aqueles que fazem o trabalho de rua. Aqui é o local para onde são encaminhadas as pessoas detidas durante as ocorrências da GM”, pontuou.

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Maurílio Avelar Junior, chefe do SOE de Londrina e instrutor de Técnicas Não Letais (TNL), reforçou a importância do trabalho integrado. “Precisamos dessa troca de informação e de conhecimento, pois o conhecimento precisa ser multiplicado, ele não pode ser guardado. Estar com os alunos da Guarda Municipal é de suma importância. Contribuímos com um pouco de conhecimento que temos na parte operacional, de intervenção tática prisional. Mostramos um pouco do nosso trabalho, dos nossos equipamentos. Alguns são os mesmos que a GM utiliza. A ideia principal desse momento de troca de conhecimento é para mostrar que as forças de segurança estão unidas, e essa união fortalece o município. O reflexo disso é espelhado na sociedade, não tenho dúvida”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos