Encontro na Biblioteca Zona Sul fecha mês de junho do “Toda Quinta tem História”
Comunidade em geral está convidada a participar do evento, que é gratuito e aberto para todas as idades; o livro contado é “Quem soltou o PUM?”

Nesta quinta-feira (29), na Biblioteca Eugênia Monfranati, região sul de Londrina, será realizada a última atividade de contação de história, em junho, do projeto “Toda Quinta tem História”. A partir das 15h, o público poderá assistir à narração encenada do livro “Quem soltou o PUM?”, escrito por Blandina Franco e ilustrado por José Carlos Lollo. A interpretação será feita por Renata Suzue, servidora e professora da rede municipal de educação de Londrina, responsável por conduzir diversas ações inseridas nessa iniciativa, atuando como parceira da Diretoria de Bibliotecas Municipais, da Secretaria Municipal de Cultura.
O evento é aberto a todos os interessados em participar, sem limite de idade, e não há necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer diretamente à Biblioteca da Zona Sul, localizada na avenida Guilherme de Almeida, 2.260.
“Para este encontro, que fecha a agenda do mês de junho, está programada a participação de cerca de 20 alunos, de 7 a 10 anos, da escola Planeta Encantado, da região sul”, informou a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Diretoria de Bibliotecas Municipais, Tatiane Batista dos Santos.

Construído com narrativa divertida e leve, o livro “Quem soltou o PUM?” traz a história de um cachorrinho de estimação chamado Pum, que é protagonista de diversas situações hilárias e inusitadas, repletas de trocadilhos feitos pelos personagens humanos.
Para ilustrar a atmosfera da obra, a contadora Renata Suzue lança mão de diferentes elementos para contar a história, incluindo artifícios cênicos, bonecos teatrais artesanais, entre outros materiais. A ideia é prender a atenção do público e tornar o evento ainda mais especial a quem assiste.
De acordo com Tatiane Batista dos Santos, 115 pessoas, aproximadamente, participaram dos quatro encontros realizados anteriormente em junho, quando a mesma obra foi trabalhada em formato de contação. “O projeto Toda Quinta tem História tem programação mensal, com datas agendadas em bibliotecas municipais de diferentes áreas da cidade, atendendo a comunidade local, incluindo visitas programadas de estudantes de unidades escolares”, disse.
Ainda segundo a coordenadora, a participação tem sido bem expressiva por parte da comunidade. “Estamos recebendo bastante demanda das escolas e público em geral, interessados em fazer o agendamento para as contações de histórias. As crianças ficam bem empolgadas, participam ativamente do momento de contação, dão risadas, interagem com a contadora e pedem “bis”. Geralmente a Suzue (contadora) sempre tem uma história extra na manga para agradar o público. As crianças, professores e pais saem de lá com um largo sorriso no rosto”, destacou.
Em junho, os outros locais atendidos, além da Biblioteca Zona Sul, foram a Biblioteca Especializada Infantil (Centro) e a Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), da região oeste de Londrina.
A Diretoria de Bibliotecas Municipais divulgará, em breve, o cronograma de contação de histórias do projeto para o mês de julho.