Conferência discute políticas para o controle de drogas
O primeiro dia da VI Conferência contou com uma apresentação teatral dos dependentes químicos que recebem tratamento na cidade
Será realizado, hoje (22), pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (Comad), mais um dia da VI Conferência Municipal. O evento está ocorrendo na cidade desde ontem (21), na Fundação Tamarozzi, localizada na rua Almeida Garrett, 11. Nesta sexta-feira as atividades começaram a partir das 8h30 e os debates seguem até 17h.
A integrante do Comad, Clarice Junges, falou sobre o primeiro dia do evento. “Nós estamos tendo uma parceria com a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), em que as pessoas que recebem tratamento podem contar um pouco de sua história através da linguagem teatral. Isso é muito interessante, porque é uma oportunidade de aproximá-las da cultura que devido à dependência acabam se afastando.”
Clarice Junges afirmou ainda que para o encontro de hoje é esperada uma participação mais efetiva do público. Isso porque, a comissão, constituída durante a IV Semana sobre Álcool e outras Drogas, decidiu que o público que estará participando do encontro de hoje também poderá votar nas propostas, que irão nortear as políticas voltadas para álcool e outras drogas na cidade pelos próximos dois anos. “Primeiro nós faremos a leitura do regulamento, depois serão formados grupos que irão ler as 109 propostas levantadas durante a IV Semana, e no período da tarde todos poderão votar. Isso é importante, já que esse é um tema que afeta toda população, direta ou indiretamente”, afirmou.
O público-alvo são os agentes públicos e comunitários que atuam com a população usuária de álcool e de outras drogas como, por exemplo, as entidades governamentais e não-governamentais, órgãos públicos e privados e voluntários, além de representantes da sociedade civil interessados no assunto.