Destaques

Feira do Paraná em Ação tem abertura oficial com a presença de autoridades

Entre elas, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda

Na manhã desta quinta-feira (6), foi realizada solenidade de abertura oficial da feira do projeto Paraná em Ação, que desde ontem (5) disponibiliza diversos serviços públicos gratuitos de cidadania e inclusão social à população em Londrina. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda.

O Paraná em Ação acontece no Jardim Bandeirantes, região oeste, até às 17h de hoje, e prossegue amanhã (7), das 9h às 17h, na Praça Luiz D’Laqua, (Avenida Serra da Esperança, 1.101). Trata-se de um projeto do governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, cujas feiras são realizadas através da articulação com as instituições parceiras, como a Prefeitura de Londrina. A edição do Jardim Bandeirantes foi intermediada pelo vereador Matheus Thum.

Foto: Vivian Honorato

O secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, contou que recebeu uma ordem do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, para que prestigiasse a feira em Londrina. “Agradeço a todos que fazem parte desta grande feira de cidadania, inclusive aos cidadãos que estão saindo de suas casas e vindo até aqui. Fica aqui o meu agradecimento especial ao vereador Matheus Thum e ao prefeito Marcelo Belinati, que viabilizou toda a estrutura da feira. O prefeito Marcelo é uma referência para todo o Brasil, pois é impressionante a maneira competente com que ele conduz a administração, liderando o povo de Londrina para o bom caminho. Sempre que puder, voltarei a Londrina”, ressaltou.

O prefeito Marcelo Belinati agradeceu a Santin e toda a equipe do governo do Estado, principalmente o governador Ratinho Junior, ao vereador Matheus Thum e toda a Câmara de Vereadores, e as secretarias municipais. “Esta ação é muito bacana, pois este trabalho de aproximar os serviços públicos da população é muito importante. Nesta feira as pessoas podem ter diversos atendimentos, na área da saúde, emprego, assistência social, emitir o seu documento de identidade, entre outros serviços. É preciso que os governos, federal, estadual e municipal, atuem para ajudar aqueles que mais precisam. As obras são importantes, e elas têm sido executadas em toda a cidade, mas o mais importante é a mudança positiva que acontece na vida das pessoas”, frisou.

Foto: Vivian Honorato

O vereador Matheus Thum afirmou se sentir muito grato pela realização deste evento e agradeceu toda equipe da Prefeitura e do governo do Estado, e ao governador Ratinho Junior. “Temos este compromisso com a população, de trazer os serviços para perto dela. Este evento era para ter sido realizado em 2020, mas um dia antes de sua realização foi decretado lockdown, devido à pandemia, por isso tem um significado grande. É isso que o poder público tem que fazer, chegar perto das pessoas, trazendo seus serviços públicos ao alcance delas”, relatou.

A solenidade também contou com a presença do presidente da associação do Jardim Bandeirantes, Thiago Martinez, que agradeceu aos responsáveis pela realização do evento; do vice-prefeito, João Mendonça; de deputados estudais e federais, vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada e a população.

Serviços disponibilizados – A Secretaria Municipal de Saúde está ofertando serviços como: vacinação contra a gripe, orientações de combate à dengue e outras endemias, testes rápidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, serviços do Samuzinho, de orientação de manobras cardiorrespiratórias, entre outros. O setor de Endemias levou diversos materiais e uma exposição do mosquito Aedes Aegypti e de escorpião, para orientar a comunidade. Também estão sendo dadas orientações sobre leishmaniose, esquistossomose, caramujo africano e animais peçonhentos.

Foto: Vivian Honorato

A Secretaria do Ambiente (Sema) disponibilizou o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, projeto que estimula a consciência ambiental nas crianças, por meio de livros e outros materiais. Já a Secretaria de Cultura está doando livros para quem se interessar, e divulgando seus serviços. Também estão sendo ofertados produtos culturais produzidos nos últimos 20 anos, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Outra secretaria municipal presente é a do Idoso, oferecendo a emissão da Carteira do Idoso, da Credencial do Transporte Interestadual, e do Cartão 65+, em parceria com o Transporte Coletivo Grande Londrina, voltado ao transporte municipal dos idosos. Também estão sendo dadas orientações sobre os direitos dos idosos, feitos cadastros nos centros de convivência, e ministradas informações sobre as atividades ofertadas nestes centros. Cerca de 50 idosos dos centros de convivência participaram da abertura oficial do evento.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAA) está ministrando orientações sobre acesso ao Cadastro Único, disponibilizando consultas aos sistemas e fornecendo orientações gerais sobre a política de Assistência Social (acesso a benefícios, serviços, programas e projetos da política de assistência social).

Foto: Vivian Honorato

Além disso, os dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade estão fazendo o agendamento para a emissão da primeira ou segunda via do RG. Qualquer pessoa que tiver interesse em emitir o documento pode se dirigir ao CRAS para fazer o agendamento on-line e ter seu horário de atendimento previamente estabelecido para um dos dias do evento. Aqueles que porventura não conseguirem fazer o agendamento pelo CRAS, podem se dirigir diretamente ao Paraná em Ação, para atendimento nos guichês. O agendamento também está sendo feito pela Secretaria de Educação, neste caso voltado especificamente para os alunos da rede municipal.

A Secretaria de Educação também tem um estande no evento, divulgando a Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois as escolas municipais de Londrina estão com matrículas abertas para os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, na alfabetização de jovens, adultos e idosos. A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, está divulgando todas as oportunidades de emprego abertas e dando orientações sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho digital.

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) também está presente, levando atividades recreativas e esportivas, como perna de pau, basquete e futebol. Participam, ainda, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), levando ações votadas à educação no trânsito; a Secretaria de Defesa Social, com a Guarda Municipal; a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), ofertando atualização de cadastro; o Procon-LD, orientando sobre os direitos dos consumidores; a Ouvidoria-Geral, divulgando seu canal de comunicação 0800 400 1234; e a Londrina Iluminação, informando sobre seus serviços de manutenção e orientando a comunidade sobre como abrir chamados, por meio do site, aplicativo ou do 0800 400 4343.

A população também pode ter acesso a serviços como: assistência jurídica, por meio da Defensoria Pública do Paraná; vagas de estágio, pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Nota Paraná; emissão e alteração de CPF, por meio do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPPEN). Participam, também, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR); PCPR na Comunidade; ID Jovem; Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM).

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos