Bairros da zona leste recebem serviço de poda de árvores
Realizada pela CMTU, atividade na região deve durar pelo menos duas semanas

A partir desta segunda-feira (10), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza o serviço de poda de árvores nos conjuntos habitacionais Eucaliptos e Mister Thomas, além dos jardins Indusville, Vila Romana e Alemanha, situados na zona leste da cidade.
Desenvolvido com o objetivo de eliminar pontos que impedem a livre circulação de pedestres nas calçadas, aumentar a sensação de segurança no período noturno, bem como melhorar a visibilidade das placas de sinalização vertical, o trabalho na região deve ser concluído em aproximadamente 15 dias.
Também nesta semana, o serviço de capina e roçagem do mato será executado nos bairros Piza, Roseira, Monte Belo, Neman Sahyun, José Bastos de Almeida e Vale Azul, na face sul da cidade. Próximos dali, serão contemplados o Ouro Branco, São Lourenço, Parque das Indústrias, Franciscato e São Marcos.
Na zona leste, serão percorridos o Interlagos, Castelo, Marabá e Santa Fé, enquanto na região norte o corte da vegetação ocorrerá no Farid Libos, Novo Amparo, Felicidade, Alpes, Progresso, Paulista e Itamaracá. A área central, por sua vez, estará representada na programação com as vilas Casoni e Marízia.
Nos jardins Colúmbia e Parque Tauá, a CMTU fará a fiscalização de terrenos particulares em desacordo com o Código de Posturas do Município. A legislação prevê que os proprietários mantenham esses lotes limpos durante todo o ano, sob pena de serem autuados caso a manutenção precise ser feita pelo Município.
Outra benfeitoria programada para os próximos dias é a desobstrução de bocas de lobo e de tubulações subterrâneas no conjunto Maria Lúcia e no jardim Claudia. A iniciativa visa acabar com as áreas de alagamento registradas nos dois bairros em dias chuvosos.
Nos espaços de lazer, dentre eles o Zerão, o Igapó e o Aterro, o planejamento envolve esvaziamento de lixeiras, corte do mato, limpeza de gramados, academias ao ar livre, quadras esportivas e pistas de caminhada.
O serviço de varrição será executado nas ruas, avenidas, alamedas e travessas do quadrilátero central. Nos bairros, as vias de maior movimentação também serão atendidas. Destaque para corredores como a avenida Arthur Thomas, Laranjeiras, Guilherme de Almeida, Francisco Gabriel Arruda e Dez de Dezembro.
No Centro, caminhões-pipa serão utilizados para remover a sujeira causada pelos pombos no bosque Marechal Cândido Rondon, Calçadão, avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, Concha Acústica e praça Marechal Floriano Peixoto.
Para registrar sugestões e pedidos relacionados às ações de asseio e conservação de áreas públicas em Londrina, a população pode entrar em conato com a Diretoria de Operações da CMTU. O setor atende no telefone (43) 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As demandas podem, ainda, ser informadas através de formulário disponível no site cmtu.londrina.pr.gov.br.