Cidadão

Palco do Festival de Música recebe homenagem a Waldir Azevedo nesta terça (11)

Em 2023, é comemorado o centenário de nascimento do artista; concerto será no Teatro Ouro Verde, com início às 20h

O mestre do cavaquinho, o compositor brasileiro Waldir Azevedo, será homenageado pelo seu centenário de nascimento (27/01/1923) em um recital com o Duo Gian Correa e Rogério Caetano, violonistas, compositores e professores do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (43º FIML). O evento Sanepar Apresenta: Centenário Waldir Azevedo será nesta terça-feira (11), no Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), com início às 20h.

As entradas estão a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridas na plataforma Sympla. Durante o concerto, Gian e Rogério se revezam entre cavaquinhos e violões 7 cordas de aço, apresentando clássicos do homenageado, que colocou o cavaquinho no cenário nacional, com ênfase no choro, estilo musical tipicamente brasileiro.

Na programação, além dos clássicos de Waldir como “Brasileirinho” (1949); “Flor do Cerrado” (1977), para dois violões; “Delicado” (1950), “Pedacinho do Céu” (1951), “Rancho Fundo” (1957) e muitos outros, o público ouvirá composições autorais de Gian e Rogério e parceiros. Muitas delas são do Álbum “7”, lançado pelos dois compositores, incluindo “Valsa para o Dino” (Gian e Rogério).

Rogério Caetano – Rogério Caetano é músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um premiado virtuose e referência no violão de 7 cordas. Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento. Possui um método destinado ao instrumento (Sete Cordas, Técnica e Estilo em parceria com Marco Pereira) e uma discografia com 11 álbuns. Foi contemplado com o Prêmio da Música Brasileira 2016 (Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo), assim como o IMA (Independent Music Awards), nos Estados Unidos, em 2015 (best latin jazz álbum), e 2019 (best live performance álbum).

Esteve presente na lista dos melhores instrumentistas de 2015 pelo site Embrulhador. Recebeu o Prêmio Profissionais da Música em 2017 (artista instrumental), 2018 e 2019 (música de rua com o Coletivo Choro na Rua), 2021 (Intérprete de Choro). Indicado ao Grammy Latino 2021 (Melhor Disco Instrumental).

Gian Correa – A partir de 2000, integrou o conjunto “Um a zero”, atuando como solista de cavaquinho. Viajou pelo Brasil como parte do Clube do Choro de Brasília e do projeto “Instrumental Sesc Brasil”, de São Paulo. Gravou o CD “Tributo a Esmeraldino”, com o grupo, em homenagem ao compositor Esmeraldino Salles. Também fez parte dos grupos “Choro Moleque”, “Chorando as Pitangas” e “Ó do Borogodó”, este último na gravação do DVD “Nova Estação”, com a cantora Wanderléa. Colaborou em gravações de outros artistas como Dona Inah, Thiago França e Nelson Ayres. Participou do projeto “Panorama do choro paulistano contemporâneo”, que resultou em um disco lançado em 2011. Acompanhou diversos artistas em apresentações, incluindo Alessandro Penezzi, Zé da Velha e Silvério Pontes, Altamiro Carrilho, Toninho Ferragutti, Monarco, Nelson Sargento e Thiago França, entre outros. Também atuou como arranjador em várias produções musicais.

Foto: Helena Curado

Realização – A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.

O evento tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e também da Unimed Londrina, Sanepar, Husker, Grupo Marajó, Dentalclean e Sinpro Londrina.

Texto: N.Com, com informações da assessoria do Festival Internacional de Música de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos