Festival Internacional de Música lança Projeto Arte de Toda Gente

Iniciativa da Funarte em parceria com a UFRJ promove oficina gratuita nesta sexta-feira (14), no AML Cultural

Dentro da programação do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), será realizada nesta sexta-feira (14), a oficina e apresentação do Programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o coordenador do projeto, Marcelo Jardim. A atividade é voltada para todos os profissionais envolvidos com educação musical, gestão de projetos e políticas públicas na área.

A oficina será realizada das 10h às 12h e das 15h às 17h, no AML Cultural (em frente à Concha Acústica) com entrada gratuita. E as inscrições devem ser feitas através do link: https://fiml.art.br/curso/oficina-conhecendo-o-programa-arte-de-toda-gente/.

Coordenador do projeto, Marcelo Jardim. Foto: FIML / divulgação

A iniciativa teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, Bossa Criativa e Um Novo Olhar. A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ.

Atualmente, o Arte de Toda Gente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

O projeto é desenvolvido com a curadoria da Escola de Música da UFRJ e a administração da Fundação Universitária José Bonifácio, compondo uma intensa agenda de eventos e atividades, todas focadas no desenvolvimento artístico e pedagógico das artes, através de capacitação, formação, aperfeiçoamento, compartilhamento, difusão de informação, inclusão e acessibilidade.

43º FIML

A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.

Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic); Unimed Londrina; Sanepar; Husker; Grupo Marajó; Dentalclean e Sinpro Londrina.

Apoio: Escola IEIJI; Projeto PRIMA – Governo da Paraíba; Aprendiz Musical; Projeto Santo Antônio de Música; Projeto Guri; Escola de Música da Rocinha; IASA – Instituto Amigos de Santo André; Projeto Arte & Vida; Solar Meninos de Luz; Banda Marcial Marcelino Champagnat;  Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva; Projeto Banda Nova Funcart; Agrigento; Filarmônica de Alagoas- Secretaria da Cultura e do Turismo-Governo de Alagoas; Associação Médica de Londrina; UEL FM; Programa Arte & Toda Gente; Um Novo Olhar; Projeto Bandas; SINOS; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Universitária José Bonifácio; Fundação Nacional de Artes; Casa de Cultura UEL; Crillon Palace Hotel; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio de Aplicação UEL; Livraria Olga; Cultural Inglês e Espanhol; Hotel Crystal;  Kery Grill; Sonkey e Folha de Londrina.

Texto: Serviço de Imprensa 43º FIML