Cidadão

A música toma conta do Calçadão de Londrina neste sábado (15)

Concerto com duas bandas marciais e as pick-ups da Soundkombi prometem embalar o público; no mesmo dia, alunos da Oficina de Jazz e MPB conduzem o show “Jazz em Oficina”

Músicas de vários estilos e vertentes vão invadir o Calçadão de Londrina neste sábado (15) pela manhã, animando os transeuntes e alterando a rotina do comércio do centro da cidade. A animação começa às 10h, em frente ao Teatro Ouro Verde, com a apresentação de duas Bandas Marciais e quatro DJs que vão agitar o centro da cidade. A atividade faz parte do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML).

Foto: Divulgação/FIML

Regida pelo maestro Evaldo Ribeiro, a Banda Escola Fazenda Rio Grande (PR), da região metropolitana de Curitiba, que faz um importante trabalho social através da musicalização, vai apresentar um repertório pop do Coldplay, Bon Jovi, Guns N’ Roses, Maroon 5, entre outros. Com 20 anos de existência, a Banda Escola já fez aproximadamente 400 apresentações pelo Brasil, embalando um público estimado em 90 mil pessoas.

Em seguida, a Banda Marcelino Champagnat, de Londrina, se apresenta trazendo um repertório repleto de sucessos como “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos), “Leave the door open” (Bruno Mars), “Samba Di Amante” (Moacir Santos), “Believer” (Imagine Dragons) e “Levitating” (Dua Lipa), entre outros.

A Banda Marcelino Champagnat coleciona prêmios desde 1986 com a participação em concursos, festivais e campeonatos de Bandas e Fanfarras. O projeto tem o objetivo de proporcionar a inclusão social de crianças e jovens através da música, buscando promover a cidadania e a formação moral.

Kombisound in House

Para fechar a manhã musical ao ar livre, tem o “SoundKombi in House” com quatro DJs: Nix, Mister Rei, M13 e DeejayFran. Juntos eles vão embalar o público tocando várias vertentes do House, estilo derivado da música eletrônica, baseado no gênero Disco Music.

A apresentação dos DJs acontece a bordo de uma Kombi toda adaptada com som, iluminação e efeitos. A House music surgiu na cidade de Chicago (EUA) no início da década de 1980, ganhando popularidade também através de filmes e rádio. É considerado a versão 2.0 da Disco Music.

Foto: Divulgação

Jazz em Oficina 

E à tarde, os músicos inscritos na Oficina de Jazz e MPB mostram o resultado do trabalho realizado em sala de aula no show “Jazz em Oficina” também neste sábado (15), a partir das 14h30 no Teatro AML (em frente à Concha Acústica), dentro da programação do 43º FIML. A entrada é gratuita, mas é necessário apresentar o ingresso, acessível pela plataforma Sympla.

No palco, cerca de 40 alunos divididos em oito grupos apresentam clássicos do jazz e da MPB como Blue Monk (Thelonious Monk), Fato consumado (Djavan), Trilhos Urbanos (Caetano Veloso), Equinox (John Coltrane), O Tacho (Hermeto Pascoal), Insensatez (Tom Jobim), Samba de verão (Marcos e Paulo Sérgio Valle), Cravo e Canela (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).

Processo de construção

Os professores que coordenam a Oficina de Jazz e MPB, Sergio Reze, Mateus Gonsales, Luciano Silva e Gabriel Zara contam que o desafio da oficina foi formar os grupos e levantar o repertório em tão pouco tempo. “Nós professores, chegamos com expectativa e uma certa ansiedade para ver o nível dos alunos e como formar os grupos. Nesta edição tivemos alunos em estágios variados de treinamento musical, alguns mais avançados e outros, no começo. O desafio foi garimpar e formar os conjuntos”, disse Sergio Reze.

“Além das aulas, os alunos tiveram que correr e fazer a lição de casa. No decorrer das aulas pudemos observar o quanto eles se empenharam, trabalhando para fazer uma boa entrega”, relatou Mateus Gonsales.

O professor Luciano Silva comentou que a proposta para sábado (15) é apresentar um belo show. “Estimulamos os alunos a pensarem na beleza, e inspirá-los que para eles estejam à vontade para criar e deixar a beleza da música e da apresentação fluírem”, afirmou.

O professor Sergio Reze conta que as aulas funcionaram como um espaço de formação e crescimento. “Os encontros são sempre dinâmicos com muito espaço de conversa, onde cada professor comenta sobre as performances, aonde melhorar etc. Um dos retornos mais positivos foi a assiduidade; tivemos sala cheia todos os dias”, comemorou.

43º FIML

A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.

Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic); Unimed Londrina; Sanepar; Husker; Grupo Marajó; Dentalclean e Sinpro Londrina.

Apoio: Escola IEIJI; Projeto PRIMA – Governo da Paraíba; Aprendiz Musical; Projeto Santo Antônio de Música; Projeto Guri; Escola de Música da Rocinha; IASA – Instituto Amigos de Santo André; Projeto Arte & Vida; Solar Meninos de Luz; Banda Marcial Marcelino Champagnat;  Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva; Projeto Banda Nova Funcart; Agrigento; Filarmônica de Alagoas- Secretaria da Cultura e do Turismo-Governo de Alagoas; Associação Médica de Londrina; UEL FM; Programa Arte & Toda Gente; Um Novo Olhar; Projeto Bandas; SINOS; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Universitária José Bonifácio; Fundação Nacional de Artes; Casa de Cultura UEL; Crillon Palace Hotel; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio de Aplicação UEL; Livraria Olga; Cultural Inglês e Espanhol; Hotel Crystal;  Kery Grill; Sonkey e Folha de Londrina.

 

Texto: Serviço de Imprensa 43º FIML

Alea/Andrea Monclar – (43) 9.9101-1080

Doc/Emilia Miyazaki – (43) 9.9951-1900

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos