Destaques

Norte do Paraná mantém luta pelo traçado original da Ferrovia Norte-Sul

Norte do Paraná mantém luta pelo traçado original da Ferrovia Norte-Sul

A defesa da ferrovia foi  tema de nova reunião das lideranças regionais. O prefeito kireeff lembrou que o impacto na economia será muito forte

Lideranças políticas, representantes do setor produtivo do norte do Estado, como dirigentes de empresas e cooperativas, se reuniram ontem na Sociedade Rural do Paraná para discutir e elaborar uma moção que manifesta o apoio para a manutenção do traçado original da Ferrovia Norte-Sul. O presidente da Ferroeste e representante do governo do estado, João Vicente Araújo, participou do encontro.

No projeto inicial incluso no Programa de Investimento em Logística (PIL II), do governo federal, estava prevista a ligação de Panorama/SP até Apucarana/PR e, a partir daí, seguindo pela região centro-norte do Paraná (Vale do Ivaí), até Guarapuava e depois Paranaguá o que contemplaria todo o estado. Mas o traçado aprovado interligará Panorama a Maracaju (MS) e depois segue para Guaíra, Cascavel e Guarapuava, contornando o norte do estado.No projeto inicial incluso no Programa de Investimento em Logística (PIL II), do governo federal, estava prevista a ligação de Panorama/SP até Apucarana/PR e, a partir daí, seguindo pela região centro-norte do Paraná (Vale do Ivaí), até Guarapuava e depois Paranaguá o que contemplaria todo o estado. Mas o traçado aprovado interligará Panorama a Maracaju (MS) e depois segue para Guaíra, Cascavel e Guarapuava, contornando o norte do estado.

De acordo com o vice-prefeito de Apucarana e diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), o engenheiro Sebastião Ferreira Martins Júnior, essa articulação pretende trazer de volta esse trajeto para o norte do estado. “Essa é nossa terceira reunião. Conseguimos reunir lideranças políticas e do setor produtivo do norte do estado, que é extremamente importante para nossa economia, todos unidos com o mesmo objetivo. Produzimos 100% do álcool e do açúcar do Paraná, e quase 20% dos grãos. É imprescindível que esse traçado passe por aqui.”

Júnior lembrou da importância que a ferrovia terá para o mercado interno. “Nós teremos uma alternativa de transporte ao pedágio. O mercado interno está muito fortalecido, precisamos de uma via que faça a ligação entre o estado. É fundamental que exista essa comunicação. Além do que, a manutenção do traçado original, não exclui a construção do trajeto passando por Cascavel. O que não podemos é ficar de fora.”

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, agradeceu a disposição de todos os envolvidos na reunião. “Precisamos nos manifestar, pois a não contemplação da nossa região nos trará um enorme prejuízo. A ferrovia Norte-Sul é um grande diferencial competitivo, uma solução de logística, tem de ser um investimento prioritário na nossa região, tão produtiva e representativa. Essa ferrovia é determinante para o nosso desenvolvimento. Encaminharemos um documento formal às autoridades competentes a partir dessa reunião. Obrigado a todos por essa manifestação de apoio.”O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, agradeceu a disposição de todos os envolvidos na reunião. “Precisamos nos manifestar, pois a não contemplação da nossa região nos trará um enorme prejuízo. A ferrovia Norte-Sul é um grande diferencial competitivo, uma solução de logística, tem de ser um investimento prioritário na nossa região, tão produtiva e representativa. Essa ferrovia é determinante para o nosso desenvolvimento. Encaminharemos um documento formal às autoridades competentes a partir dessa reunião. Obrigado a todos por essa manifestação de apoio.”

Agora será enviada à Brasília uma moção de manifestação de apoio à manutenção do traçado original que visa sensibilizar os técnicos do Ministério do Transporte a priorizar o norte do Paraná. A intenção é, além de enviar o documento, trazer os profissionais do Ministério do Transporte para conhecer a região.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos