Destaques

Tubarão derrota o Toledo por 2 a 1 na estreia do Paranaense feminino sub-17

O Alviceleste contou com o apoio da torcida no VGD para superar as atuais campeãs estaduais sub-17; projeto tem patrocínio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

Estreando com vitória no Campeonato Paranaense feminino sub-17, o time juvenil do Londrina Esporte Clube (LEC) bateu a equipe do Toledo, na tarde do último domingo (23), pelo placar de 2 a 1. O jogo foi disputado em casa, no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), marcando a rodada inaugural da competição. A vitória do Tubarão veio com dois gols da atacante Tardelli, ainda no primeiro tempo. Kimberly, que havia entrado no intervalo, descontou para o Toledo na segunda etapa.

Com o resultado positivo, o LEC está em 2º lugar na classificação, somando três pontos, assim como a próxima adversária no estadual. O duelo seguinte será diante do Imperial, da capital Curitiba, no domingo (30), às 15h30, no Estácio Octávio Sílvio Nicco. Na estreia, as curitibanas ganharam de 10 a 0 do GRE Madeirit, de Guarapuava. Mais detalhes da classificação e todas as informações da competição estão no site da Federação Paranaense de Futebol (FPF), organizadora do torneio.

Segundo o técnico do Londrina, Johnny Gonçalves, a vitória em casa e com apoio da torcida, contra as atuais campeãs do Paraná, o Toledo, representa um primeiro impulso que pode fazer a diferença no campeonato. “Como o Paranaense sub-17 em 2023 é por pontos corridos, em dois turnos, cada partida é uma final e tem um peso grande. Vencer o Toledo, que levantou o troféu no ano passado, nos credencia a lutar pelo título. Tivemos mais volume de jogo e conseguimos impor nosso ritmo, principalmente no primeiro tempo. No segundo período da partida, o Toledo fez seu gol e tentou pressionar, mas felizmente pudemos segurar bem e garantimos os três primeiros pontos”, celebrou.

Gonçalves contou que ficou contente em ver a boa presença da torcida para empurrar o time feminino no estádio VGD. “O público nas arquibancadas foi uma grata surpresa, e os torcedores gostaram muito do desempenho, da qualidade e garra da equipe. Tivemos muitas mulheres e também homens incentivando, e a presença da torcida organizada do Tubarão. Esse apoio é um combustível a mais que motiva as atletas em campo. Estou feliz por ver isso, e o Paranaense sendo disputado juntamente com a Copa do Mundo feminina de seleções também é uma forma de divulgar nosso time e trazer mais pessoas para torcer pelas meninas”, afirmou.

Foto: Divulgação

O técnico ainda reforçou que o incentivo da Prefeitura de Londrina ao projeto do futebol feminino contribui muito para valorizar a modalidade na cidade. A equipe, conduzida em parceria do LEC com a Associação Esportiva Tsuru, conta com recursos advindos da Fundação de Esportes (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

Um dos principais objetivos, segundo Gonçalves, além da formação de base e busca por bons resultados, é também fortalecer a modalidade e fazer com que o público conheça o futebol feminino de perto. “Existem muitas famílias que ainda não conhecem o nosso projeto, que é gratuito. Temos mais de 20 meninas hoje treinando no sub-17, e outras cerca de 15 na categoria sub-15, que tem uma escolinha funcionando no Colégio Vicente Rijo. Estou esperançoso que esse projeto possa crescer cada vez mais, mostrando a força de Londrina e do Londrina. Os jogos no VGD são uma ótima oportunidade para isso”, frisou o técnico.

Nos últimos anos, o Londrina foi campeão sete vezes do campeonato Bom de Bola, que era a única competição feminina do Paraná até então (o Paranaense sub-17 está apenas em sua segunda edição). No Bom de Bola, o LEC venceu em 2013 e 2014 com a categoria sub-14, e em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022, com o sub-17.

Como foi a estreia– O primeiro jogo pelo Paranaense sub-17 de 2023, com vitória por 2 a 1 contra o Toledo, mostrou a força da equipe Alviceleste. Logo aos quatro minutos de jogo, Tardelli cobrou falta da intermediária direita do ataque Alviceleste e acertou o ângulo da goleira, fazendo 1 a 0 para a vibração do estádio VGD. Com 13 minutos, Tardelli cobrou escanteio da direita bem fechado e obrigou Bagé a espalmar para fora.

Aos 19, Alinne ganhou pela direita e cruzou, Maria Clara dominou, limpou a jogada e finalizou, a bola passou pelo lado direito da meta. Com 22 minutos, Vic cobrou falta de muito longe, Bagé não segurou e Tardelli estava esperta para fazer o segundo gol londrinense.

Com 27, Vic cobrou outra falta de longe, Bagé espalmou na trave; na sobra, Maria Clara tentou de cabeça e Bagé afastou, a camisa 10 do Londrina girou e finalizou por cima.

No início do segundo tempo, aos 3 minutos, Alinne cruzou da direita e Fernanda Lopes chutou rasteiro ao lado do gol. Dois minutos depois, Poersh lançou Maria Clara, que ganhou na corrida, avançou e finalizou na saída da goleira; a bola passou perto.

Aos 6,  Vic deu ótimo passe para Alinne, que invadiu a área e, de carrinho, finalizou. A bola estava entrando, mas a defesa afastou. Aos 14 minutos, em cobrança de escanteio da direita, Kimberly desviou e a bola foi no fundo das redes para o Toledo, 2 a 1.

Pitika cobrou falta de longe, aos 28, e Vitória espalmou para fora. Aos 33, Eloise cobrou falta lateral e a bola foi por cima da meta.

Texto: Renan Oliveira com informações da assessoria de imprensa do Londrina Esporte Clube

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos