Destaques

Londrina integra novo Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública

Órgão foi criado na segunda-feira(24), em evento que contou com a participação dos representantes das 37 guardas municipais do Paraná

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, participou, na manhã de segunda-feira (24), do V Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guarda Municipal do Paraná. Na ocasião, foi aprovada a criação do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal (CONGECEP), inclusive com a eleição da primeira diretoria executiva. Também foi anunciada a inclusão de representantes das guardas municipais paranaenses no Conselho Estadual de Segurança Pública do Paraná e Defesa Social (Conesp-PR).

O encontro estadual foi promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, e reuniu prefeitos, secretários municipais de segurança e servidores guardas municipais. As 37 guardas do Estado estiveram representadas no evento, marcado pelo reconhecimento dos serviços prestados pelas instituições dos municípios para a segurança pública da população paranaense.

Foto: Ari Dias / AEN

Para o responsável pela GM de Londrina, Coronel Pedro Ramos, que integra a mesa diretora do CONGECEP como vice-presidente, o modelo de segurança pública brasileiro está mudando, e o mesmo ocorre a passos largos com as guardas municipais. “Tivemos a oportunidade de apresentar a Guarda Municipal de Londrina, onde estamos implementando atividades que não concorrem com outras forças de segurança, mas que possui identidade própria, e que tem resultado – o que é mais importante – em respostas positivas para a população”, pontuou.

Sobre o novo conselho estadual, Ramos destacou que o órgão servirá para levar às autoridades do estado quais são as verdadeiras demandas que as guardas municipais estão enfrentando. “Desde 1988 as guardas municipais têm crescido. Em 2014 elas ganharam um estatuto nacional e em 2018 houve a criação do Sistema Único de Segurança Pública. O artigo 144 da Constituição trata da segurança pública, ou seja, quem está inserido ali também é da segurança pública. E a GM participa do artigo 144 da Constituição, não como uma mera expectativa”, afirmou.

Foto: Ari Dias / AEN

Avanços e reconhecimento

O governador em exercício, Darci Piana, ressaltou a inclusão das guardas municipais no Conesp-PR. “A junção das Guardas Municipais, com a sua inclusão no Conesp-PR, é mais um passo que o Estado dá para aproximar as forças policiais, cuja união significa mais segurança para a população paranaense”, disse.

No evento, também foram apresentados detalhes sobre a Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp).

Diretoria do novo Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal: 

Presidente: Ivan Quartaroli / Maringá

1° Vice-Presidente: Coronel Pedro Ramos / Londrina

2° Vice-Presidente: Inspetor Celso / Curitiba

1° Secretário: Comandante Martins / Paranaguá

2° Secretário: Comandante Marcos / Campo Largo

1° Tesoureiro: Paulo Argati / Arapongas

2° Tesoureiro: Major Goldoni / Toledo

 

Texto com informações da Agência Estadual de Notícias

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos