CMTU abre inscrições para nova turma do curso de pilotagem defensiva
Voltada a motociclistas já habilitados, capacitação visa complementar a formação prática dada por motoescolas

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está com inscrições abertas para a mais nova edição do seu curso de pilotagem defensiva para motociclistas, que acontecerá no próximo sábado (29), das 14h às 18h, no Tiro de Guerra de Londrina, região leste da cidade.
Para garantir uma das vagas, os interessados precisam preencher o formulário de participação disponível no site cmtu.londrina.pr.gov.br, no menu “Educação no Trânsito” / “Curso de Pilotagem Defensiva para Motociclistas”, localizado na lateral esquerda da página.

Ofertada gratuitamente, a capacitação disponibiliza certificado e tem número de vagas restrito. Das 20 oferecidas para esta edição, metade já foi preenchida. Os que eventualmente não conseguirem participar da formação agora serão atendidos na próxima turma.
Uma vez realizada a inscrição, as condições para compor o quadro de alunos é que o requerente seja habilitado na categoria A com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, possua motocicleta e capacete de proteção próprios.
Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Eder Araújo, o curso é dividido entre os módulos teórico e prático. O primeiro é dedicado ao repasse de informações e dicas de segurança, incluindo atualizações da legislação de trânsito.
Já a segunda parte, geralmente a mais aguardada, consiste na montagem de um circuito formado por curvas abertas e fechadas, reta, obstáculos e outros componentes presentes no dia a dia das ruas. É nele que os motociclistas podem desenvolver as habilidades adquiridas.
Araújo destaca que o objetivo do curso é complementar a formação dada pelas motoescolas, que instruem para o exame de habilitação, mas muitas vezes deixam a desejar quando o assunto é preparar para adversidades e situações inesperadas.
“Toda mudança de hábito exige prática, implica repetir diversas vezes aquilo que é novidade. Nosso propósito, então, é que o aluno treine outras formas de pilotagem, de modo que ele esteja preparado, por exemplo, para frear ou fazer curvas com a pista em condições adversas”, explicou o coordenador.
Histórico – Lançado em 2021, o curso oferecido pela CMTU atende tanto motociclistas comuns quanto empresas interessadas na capacitação de funcionários. As aulas são oferecidas continuamente, sempre mediante manifestação de interesse no site da companhia.
Desde que passou a ser ministrado, o treinamento já contemplou cerca de 170 pessoas entre entregadores de aplicativo, motoboys, policiais, advogados, engenheiros e outros profissionais das mais diversas áreas.
Texto: Danylo Álvares, da assessoria da CMTU.