Sercomtel foi alvo de furtos de cabos e de vandalismo em 2013
A Sercomtel observa que os usuários de telefones são os mais prejudicados e pede que avisem a polícia ao observarem movimentos estranhos.
Em 2013 a Sercomtel teve prejuízo total de R$ 232.086,95 com material e mão-de-obra para fazer reparos em locais onde houve furtos de cabos. Foram 10.286 metros de cabos furtados em 67 ocorrências.
Os furtos foram em diversos locais, destacando-se a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, que teve 29 casos registrados.
A rede da Sercomtel tem alarmes em 42 pontos da rede telefônica, nos locais mais propícios a furtos. É o caso da Avenida Angelina Ricci Vezozzo.
A Sercomtel registra boletim de ocorrência após cada furto.
De acordo com o gerente de Implantação e Manutenção da Sercomtel, Luis Carlos Bianco, a população pode contribuir para o combate aos furtos de cabos avisando a polícia quando houver alguma movimentação estranha perto de cabos telefônicos.
“Várias operadoras e empresas terceirizadas fazem manutenção rotineira em cabos telefônicos, mas os funcionários sempre estão uniformizados. Se não for o caso, o cidadão deve avisar a polícia. Se notar algo fora da normalidade, como por exemplo serviços realizados à noite, também é possível contatar tanto a polícia quanto a Sercomtel”, afirmou.
O gerente lembrou que a população é prejudicada com os furtos. “O assinante fica sem acesso ao telefone e à internet até a reposição dos cabos furtados”, disse Bianco.
Em 2014, a operadora já sofreu quatro furtos de cabos.
Vandalismo em telefones públicos
A Sercomtel também teve prejuízo em decorrência de vandalismo em telefones públicos. Em 2013 o prejuízo total foi de R$ 18.360,74. Foram 273 ocorrências, uma média de 22,75 casos de vandalismo por mês. A média mensal de prejuízo foi de R$ 1.530,06 em 2013.
Da mesma forma que em furtos de cabos, a população pode ajudar a evitar danos a telefones públicos, como afirmou Bianco. “Se perceber que algum orelhão está sendo danificado, o cidadão pode avisar a polícia. Se constatar vandalismo já ocorrido, o usuário deve avisar a Sercomtel pelo 103 43 para que a operadora faça os reparos necessários”.
Texto: Assessoria de Comunicação da Sercomtel