Prefeitura oferece cursos de qualificação profissional
Cursos de qualificação profissional para frentista, recepcionista, mecânico de motores a diesel, inglês básico, assim como arrumador e conferente de cargas estão com as inscrições abertas até o próximo dia 21. São 100 vagas no total, sendo 20 para cada especialidade. Para se inscrever os interessados devem procurar uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Londrina.
Como pré-requisitos, além da idade mínima de 15 anos e o grau de escolaridade (5ª série do ensino fundamental para frentista, mecânico de motores a diesel e inglês básico; e 6ª série para recepcionista e arrumador e conferente de cargas), os interessados devem ser portadores do cadastro único ou comprovar renda per capta de, no máximo, meio salário mínimo ou de três salários mínimos por família.
A programação prevê 160 horas/aula por curso, com início no dia 17 de fevereiro e término no dia 16 de abril. As aulas serão ministradas no Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Rua Santa Terezinha, 1377. Cada participante irá receber auxílio estudantil de R$ 9 por dia, material didático e de apoio para as aulas, bem como certificado para os aprovados.
Pronatec
A interlocutora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/MDS), Valéria Oliveira, destacou que a ação é uma oportunidade às pessoas que não puderam dar continuidade aos estudos, seja por razões pessoais seja por falta de oportunidade.
“Além de abrir portas para o mercado de trabalho, os cursos propiciam mudança de vida. Ao se capacitar, o aluno se torna um profissional diferenciado, que vai prestar um serviço de melhor qualidade e agregar valor por meio do seu trabalho à sociedade”, disse Valéria.
O Pronatec/MDS é uma parceria do governo federal com a Prefeitura de Londrina, executado pelas organizações do “Sistema S”. O objetivo é expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O projeto pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para o comércio, empresa e indústria.
Imagem: ilustrativa