Guardas municipais passam por treinamento de técnicas de abordagem
Um treinamento de técnicas de abordagem movimentou grupo de 32 guardas municipais na manhã desta quinta-feira (16). Os participantes passaram por aula teórica e, na sequência, simularam situações com graus de estresse variado – de abordagem a moradores de rua e usuários de drogas a combate ao tráfico e porte ilegal de armas.
Para alguns dos agentes o dia foi inusitado. É o caso do guarda municipal Rodrigo Yamashita que, no treinamento, foi escalado no papel de traficante. “Fomos orientados a agir no improviso para dificultar as coisas para os colegas, a realidade das ruas é essa”, disse.
Nas simulações, via rádio, o Grupo de Comunicação da Guarda Municipal (GM) acionava uma equipe operacional formada por quatro agentes. O grupo se dirigia ao cenário e fazia a abordagem dos (supostos) suspeitos. Os agentes mais experientes monitoravam a atuação das equipes e após cada operação faziam as orientações e correções necessárias.
O inspetor geral da GM, Anderson Camargo, observou que o protocolo operacional deve ser seguido à risca. “É preciso evitar que os agentes caiam na rotina, tanto para a segurança dos próprios guardas quanto dos suspeitos e da comunidade como um todo”.
O supervisor da GM, Nerildo Medeiros, reforçou que agir com firmeza não significa se valer da violência. De acordo com a guarda municipal Bruna Morilhas as simulações ajudam a manter atualizados os ensinamentos teóricos. Ela lembrou que nas ruas, em situações reais, não há margem para erro.
As atividades aconteceram noo Autódromo Internacional Ayrton Senna. Na próxima quinta-feira (23), no mesmo local, outro grupo de agentes irá participar do treinamento de técnicas de abordagem.
Fotos: Vivian Honorato