Município aumenta 436 vagas na educação infantil
Entre as mudanças para 2014 estão à antecipação do reforço escolar e a redistribuição de professores.
A educação infantil municipal de Londrina começa 2014 com aumento de 436 vagas, segundo previsão da Secretária de Educação, Janet Thomas. Entre as escolas beneficiadas com maior número de vagas estão a nova escola Pró Infância, que está sendo entregue no Parque das Indústrias, ofertando 144 lugares, um anexo da Salim Aboriham (zona norte), com 120 novas vagas, a antiga filantrópica assumida pelo município, Vivendo e Aprendendo (zona leste) com 80 e a escola David Dequech (zona norte) que disponibilizou outros 40 lugares.
Como todos os anos há grande preocupação em ter o número suficiente de salas para a demanda de alunos, a secretária informou que, no intuito de atenuar este problema, foi feita uma previsão, em julho de 2013, de quantos alunos completariam o quadro efetivo deste ano, para que as adequações necessárias pudessem ser iniciadas já em agosto. Neste sentido, Janet disse que apenas as reformas maiores foram feitas no período das férias escolares. “As principais grandes reformas foram feitas na escola David Dequech, na Salim Aboriham, no Centro de Educação Infantil Vivendo e Aprendendo e no CEI Anita Correia”, informou. Entre as mudanças realizadas estão reforma de forro, cozinha e pintura.
A secretária garantiu ainda que, no ensino fundamental não há falta de vagas. Segundo ela, todos que procuram por matrícula são encaixados. Ela explicou que em 2013 houve um impacto grande no quinto ano pelo aumento de 12% de alunos da mesma série, causando dificuldades na absorção destes estudantes, porém ela garante que o problema já foi resolvido. Janet disse também que, na educação infantil, há uma meta de 1000 vagas por ano, meta que, segundo ela, foi ultrapassada em 2013. “Desde o começo 2013 até agora nós aumentamos quase 1250 vagas. Isso significa que nós estamos adiantados no nosso planejamento de 1000 vagas para este ano na educação infantil”, disse.
Outra novidade importante que entrou em vigor no fim de 2013, mas que terá impacto este ano, está na redistribuição de professores da rede. Janet explicou que, no passado era a escola quem informava o número de professores necessários e, baseado nisso, eram abertas vagas. Agora, desde dezembro, a novidade é que o processo foi invertido. “Nós vimos quantos professores nós tínhamos e dividimos por quantos cargos poderíamos disponibilizar para cada unidade. Assim, cada estabelecimento de ensino ficou com o padrão básico de qualidade, com os professores regentes em sala, biblioteca, laboratório de informática, com o projeto pedagógico (inglês ou musica) ou outro projeto, o professor de educação física, além do professor de contraturno e um auxiliar por turno”, explicou.
Janet destacou ainda que esta mudança vai beneficiar principalmente os alunos da periferia e distritos, que eram os mais prejudicados com o sistema antigo. “As escolas do centro tinham um quadro super completo enquanto as escolas da periferia e dos distritos não tinham professores suficientes, nem de regência em sala de aula. Com a redistribuição das vagas, temos a certeza de que toda sala inicia o ano letivo com professores efetivos”, completou.
O problema da Licença maternidade
O quadro efetivo da rede municipal, composto por 4300 professores, é constituído por maioria mulheres. Por causa disso, um problema recorrente é com a licença maternidade das professoras. Janet disse que, para minimizar esse impacto, está sendo feita uma verificação para mensurar quais lugares estão com professoras em licença, cobrindo essas vagas com professores auxiliares. A ideia é que nenhum sala deixe de ter um professor efetivo. Janet informou que essa ação foi introduzida em dezembro de 2013 para vigorar este ano. “Hoje, todas as escolas podem dizer que estão com seus quadros de regência completos, que é algo, pelo que me consta, histórico”, disse.
Projetos Pedagógicos
A secretária abordou também a questão dos projetos pedagógicos, que, segundo ela, devem aumentar significativamente este ano. Ela citou que, em 2013, houve um crescimento de 17% no número de projetos de inglês em relação a 2012 e 12% de aumento no número de atendimento nas salas de informática. “Nós fizemos uma busca na rede daqueles professores que tinham conhecimento em inglês e música. Inclusive estamos fazendo também uma parceria com a UEL para fazer a capacitação desses professores”, informou.
Reforço antecipado
Entre as modificações previstas para 2014, a secretária destacou uma mudança no reforço dos alunos desde a base. Ela explicou que, antes, o professor de contraturno – aquele que auxilia no reforço escolar – trabalhava somente com os alunos do 4º e 5º ano. “O problema nisso era que o aluno que começava com carências com seis anos, chegava no quarto ano e já tinha estudado três anos com dificuldades, para então fazer a avaliação de que ele precisava de um reforço maior, ou seja, o problema já estava grande. Agora, a mudança é que desde o primeiro ano o aluno é observado e avaliado para a partir do segundo iniciar o contraturno, caso necessário”, informou Janet.
A merenda escolar
Sobre a merenda escolar, o destaque é para a parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Agricultura, na utilização, como fonte abastecimento da merenda, dos produtos vindos dos pequenos agricultores. Janet informou que este ano, assim como em 2013, a meta é dobrar o investimento na agricultura familiar para atingir 30%. O objetivo deste trabalho é, segundo ela, garantir uma merenda de qualidade e priorizar o pequeno agricultor de Londrina.
Fotos: Vivian Honorato